Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porta aberta à desagregação da Europa

A polémica levantada pelo referendo suíço sobre os minaretes acontece pouco tempo depois da polémica em Itália sobre os crucifixos nas escolas. São questões diferentes, é certo, mas ambas exprimem mal-estar e embaraço. Ambas reflectem a incapacidade do chamado “homem europeu culto” de encontrar um nexo aceitável entre a fé e a vida pública.

Só que esta fractura entre a fé e a razão não atinge apenas as supostas elites políticas e intelectuais. Ela já atingiu o próprio povo. Porque os que não querem os crucifixos nas escolas ou os que recusam minaretes nas cidades mostram que têm medo do religioso, preferem arrumar a fé na esfera privada e tirar-lhe visibilidade.

Ora, se há coisa que define o mundo ocidental é a liberdade religiosa, que se exprime na liberdade de culto e expressão pública da fé. Por isso, negar hoje este direito humano fundamental é abrir a porta à desagregação da própria Europa.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: