Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Amar a Cristo...

Senhor, com frequência, às vezes dá-nos a sensação de sermos abusadores recorremos à oração para Te pedir algo, desde logo o perdão pela nossas faltas e pecados, mas também para nos ajudares a alcançar o Reino ajudando-nos a aumentar a nossa fé e sermos bom exemplos de cristãos.

Amado Jesus, quando Te pedimos ajuda, ajuda-nos a que seja sempre para maior Glória Tua e jamais por qualquer ato de vaidade nossa.

Senhor concede-nos a Tua graça e a vida eterna!

JPR

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida que será visitado pelo Papa (vídeo em espanhol)

Padre Lombardi enaltece entusiasmo e ameniza erros de segurança na chegada do Papa

Papa Francisco passa esta terça-feira descansando da viagem e recuperando o fuso horário de cinco horas. “Mas o Papa é sempre capaz de inventar algo de novo... não posso garantir que será um dia totalmente tranquilo”, adiantou o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano Padre Federico Lombardi, no encontro com os jornalistas na noite desta segunda-feira, 22.

“Se o Papa quiser encontrar algum conhecido, receber alguém em audiência, o fará livremente, mas não creio que haverá eventos importantes, à parte a missa de abertura da JMJ, que será celebrada pelo Arcebispo do Rio, D. Orani”.

A respeito dos imprevistos ocorridos durante a deslocação do Papa na região da Avenida Presidente Vargas, Pe. Federico Lombardi disse que foram uma lição para os próximos dias.

No trecho, o Francisco estava num veículo comum e com os vidros baixados, quando foi cercado por uma multidão de fiéis e chegou a ficar parado no trânsito, acompanhado apenas por seguranças em alguns pontos.

Padre Lombardi lembrou que o Papa gosta de ter contacto com as pessoas e não gosta de militarização. “Foi a primeira experiência, ele acabou de chegar. Vimos o entusiasmo das pessoas. Isso é algo novo, talvez uma lição para os próximos dias. Temos que achar a maneira correta”, disse o sacerdote, destacando o entusiasmo da população brasileira.

Questionado se o Papa teve medo no carro, Pe. Lombardi disse que não. Ainda a respeito da questão da segurança do Papa no Rio, ele disse que o Vaticano não tem nenhuma preocupação particular com a localização de uma bomba caseira em um banheiro em Santuário Nacional. O Diretor da Sala de Imprensa disse não acreditar que o facto esteja relacionado com a visita do Papa.

Sobre o encontro entre Dilma e Francisco, foi revelado que houve intérprete. A Presidente se disse muito impressionada com o discurso feito pelo Papa na ilha de Lampedusa, em 8 de julho, e felicitou-o pela sua posição contrária às leis contra a migração da União Europeia.

Rádio Vaticano com adaptação de JPR

Não tenho ouro nem prata, mas trago o que mais precioso me foi dado: Jesus Cristo

O Papa afirma que "a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Francisco proferiu estas palavras no primeiro discurso oficial da visita ao Rio de Janeiro, que começou esta segunda-feira.

Na sede do Governo do Rio, o Palácio Guanabara, o Papa disse que é preciso garantir aos jovens as condições materiais e imateriais para o seu desenvolvimento. As gerações mais velhas, sublinhou, devem transmitir-lhes “valores duradouros”.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ouviu também Francisco dizer que “Cristo bota fé no coração dos jovens” e pedir aos mais novos que também eles “botem fé em Cristo”.

“Não tenho ouro nem prata, mas trago o que mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”, declarou o Bispo de Roma, que está no Brasil para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Francisco aproveitou a ocasião para agradecer o caloroso e entusiástico acolhimento nas primeiras horas no Rio de Janeiro e endereçou um abraço a todos os brasileiros, "da Amazónia às pampas, das cidades aos vilarejos", e aos jovens que vão marcar presença na Jornada.

“Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração. Por isso, permitam-me que nesta hora possa bater delicadamente a essa porta”, referiu o Papa.

(Fonte: Rádio Renascença
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=115628)

Vídeo com som original

Um aniversário muito especial…

Hoje é celebra-se aniversário de um Sacerdote por quem nutro um enorme respeito e carinho, é pois, com profunda e sincera emoção que escrevo estas palavras.

Não o identifico, por saber da sua sincera humildade e de viver em dedicação exclusiva ao Senhor e à Obra fundada pelo Santo da sua devoção.

Estou certo, que os outros Sacerdotes que tenho prazer de conhecer, se juntarão a mim neste sentimento de alegria e homenagem a quem me acolheu de braços e coração aberto, apesar da sua baixa estatura e da minha respeitável barriga, para não dizer enorme barriga.

Não posso, seria aliás de uma enorme injustiça, deixar de agradecer ao Senhor o privilégio que me concedeu ao escolher este maravilhoso ser humano para me acompanhar espiritualmente numa fase crucial do meu regresso à Sua Igreja.


Rogo-Te meu Deus e Senhor, que protejas a este Teu Filho que hoje celebra o aniversário da sua passagem na vida terrena e que tão bem Te representa no exercício do Sacramento Sacerdotal.

Amo-Te Senhor, mas sei que não sois ciumento e por isso Te digo que o amo a ele também, é certo que de uma forma diferente, mas Tu entendes-me e sabes o que me vai na alma.

JPR (escrito em 2012, mas graças a Deus totalmente atual em 2013)

Santa Brígida e a Igreja doméstica

Bento XVI 
Audiência geral de 27/10/2010


O primeiro período na vida desta santa foi caracterizado pelo seu casamento feliz. O marido chamava-se Ulf e governava um importante território do Reino da Suécia. O casamento durou vinte e oito anos, até à morte de Ulf. Deste casamento nasceram oito filhos, a segunda dos quais, Catarina, é venerada como santa. Eis um sinal eloquente do empenho educativo de Brígida para com os seus filhos. [...]

Brígida, que tinha direcção espiritual com um religioso erudito que a introduziu no estudo das Escrituras, exerceu uma influência muito positiva naquela família que, graças à sua presença, se tornou uma verdadeira «Igreja Doméstica». Juntamente com o marido, adoptou a Regra dos Terciários franciscanos. Praticava generosamente obras de caridade em prol dos pobres, e fundou um hospital. Com a esposa, Ulf aprendeu a melhorar o seu carácter e a progredir na vida cristã. No regresso de uma longa peregrinação a Santiago de Compostela [...], o casal decidiu viver na abstinência; mas, pouco tempo depois, na paz de um mosteiro para onde se tinha retirado, Ulf terminou a sua vida terrena.

Este primeiro período da vida de Brígida ajuda-nos a apreciar o que poderíamos definir hoje como uma verdadeira «espiritualidade conjugal»: em conjunto, os dois elementos de um casal cristão podem percorrer um caminho de santidade, apoiados na graça do sacramento do matrimónio. Muitas vezes, como foi o caso da vida de Santa Brígida e de Ulf, é a mulher que, com a sua sensibilidade religiosa, a sua delicadeza e a sua doçura, consegue levar o marido a percorrer um caminho de fé. Penso reconhecidamente em muitas mulheres que também hoje iluminam, dia após dia, as suas famílias com o seu testemunho de vida cristã. Que o Espírito do Senhor possa suscitar, também nos nossos tempos, a santidade dos casais cristãos, para mostrar ao mundo a beleza do casamento vivido segundo os valores do Evangelho: o amor, a ternura, a ajuda recíproca, a fecundidade na geração e educação dos filhos, a abertura e a solidariedade para com o mundo, a participação na vida da Igreja.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

A santidade de Brígida da Suécia, mãe de família e depois religiosa

São João Paulo II (1920-2005), papa 
Exortação apostólica «Ecclesia in Europa» § 14 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)


Fruto da conversão realizada pelo Evangelho é a santidade de muitos homens e mulheres do nosso tempo; não só daqueles que foram proclamados oficialmente santos pela Igreja, mas também dos que, com simplicidade e no dia-a-dia da existência, deram testemunho da sua fidelidade a Cristo. Como não pensar aos inumeráveis filhos da Igreja que, ao longo da história do continente europeu, viveram uma santidade generosa e autêntica no mais recôndito da vida familiar, profissional e social?

Todos eles, como «pedras vivas» aderentes a Cristo, «pedra angular» (1Ped 2,5-6; Ef 2,20), construíram a Europa como edifício espiritual e moral, deixando aos vindouros a herança mais preciosa. O Senhor Jesus havia prometido: «Aquele que acredita em Mim fará também as obras que Eu faço; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai'» (Jo 14, 12). Os santos são a prova viva da realização desta promessa, e ajudam a crer que isto é possível mesmo nos momentos mais difíceis da história.

O Evangelho do dia 23 de julho de 2013

«Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que não dá fruto em Mim, Ele o cortará; e todo o que der fruto, podá-lo-á, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos em virtude da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode por si mesmo dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como o ramo, e secará; depois recolhê-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo e arderá. Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e ser-vos-á concedido. Nisto é glorificado Meu Pai: Em que vós deis muito fruto e sejais Meus discípulos.

Jo 15, 1-8