Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

TRAILER documentário "Fátima no mundo" nos cinemas em Portugal de 8 a 18 de maio


26 Abr 15h15 "Programa Génia" para mães no Clube 7+


Emissão conjunta de selo comemorativo da canonização de João Paulo II e de João XXIII pelos Serviços Postais do Vaticano e da Polónia

Principais atividades da semana de Canonização de João XXIII e João Paulo II

Roma receberá milhares de peregrinos para uma semana muito especial que vamos viver. Estão previstas várias atividades em preparação a Canonização dos dois beatos João XXIII e João Paulo II.

Dos dias 22 a 26, foram preparados "briefing" que terão como tema: a vida dos dois beatos, como por exemplo: Por que eles são santos?; a vida e o ministério petrino de João XXIII e João Paulo II; a intercessão dos dois Beatos e seus milagres; “dois Papas Santos por quem esteve perto deles”; “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II”. Todos serão ministradas na sala de imprensa da Santa Sé e na sala Paulo VI.

Acontecerão também ao longo da semana, diversos encontros, celebrações, missas e vigílias. Entre elas uma missa dia 26 às 18h na Basílica São João de Latrão, onde João XXIII iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e onde depois foi sua catedral como Bispo de Roma.

E no mesmo dia a partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas onde será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília com passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.

Para melhor participação de todos os peregrinos, as igrejas do centro de Roma, estarão organizadas por idiomas. E para acolher os peregrinos de língua portuguesa, esse momento de oração será na Igreja Santa Anastásia na Piazza di Sant’Anastasia.

E dia 27, domingo, às 10h na Praça de São Pedro, será presidida pelo Papa Francisco a Santa missa de Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. E logo, em seguida, às 12h a oração Regina Coeli.

Finalizando as atividades da semana e a festa das canonizações, dia 28 segunda-feira, às 10h será celebrada uma Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco, na Cidade do Vaticano.

Segue abaixo detalhes da programação desta semana em preparação à canonização de João XXIII e João Paulo II:

Conferências:

Dia 22 às 11h30 | Sala de imprensa Vaticano Tema: Por que eles são santos?

Mons. Slavomir Oder, Postulador da causa de João Paulo II eP. Giovangiuseppe Califano, Postulador da causa de João XXIII

Dia 23 às 16h | Media Center (Sala Paolo VI)
Tema: a vida e o ministério petrino de João XXIII.Mons Battista Angelo Pansa, Pároco da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo de Roma, estudioso de João XXIII.
Guido Gusso, colaborador de João XXIII.

Dia 24, às 16h no Media Center, (Sala Paulo VI) Tema: sobre a intercessão dos dois Beatos e seus milagres.
Floribeth Mora Diaz, que recebeu o milagre pela intercessão de João Paulo II. Irmã Adele Labianca, Filha da Caridade, responsável do Hospital Umberto I em Fasano (Brindisi), onde se tratava a Irmã Caterina Capitani, curada pela intercessão de João XXIII.

Dia 25, às 11h30, na Sala de Imprensa Vaticana
Tema: Sua vida e o ministério petrino de João Paulo IIJoaquim Navarro Valls, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé durante o pontificado de João Paulo II.
Georges Weigel, biógrafo de João Paulo II.

Dia 25, ás 16h, no Media Center (Sala Paulo VI) Tema: “dois Papas Santos de quem esteve perto deles”
S. Em. Card. Stanisław Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, Secretário particular de João Paulo II. S. Em. Card. Loris Capovilla, Secretário particular de João XXIII (é previsto uma transmissão ao vivo de Sotto il Monte, Bergamo).

Dia 26, às 11h30, na Sala de Imprensa VaticanaTema: “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II”
Com Marco Roncalli, sobrinho e biógrafo de João XXIII.Stanislaw Grygiel, professor emérito de Antropologia Filosófica no Pontifício Instituto João Paulo II para os estudos sobre o matrimonio e amigo e colaborador de João Paulo II.
Celebrações

Dia 22, às 20h30, na Basílica de São João de Latrão - Encontro para os jovens em preparação a Canonização, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini.

Dia 25, às 15h, na Capela São Tomás de Aquino, da Universidade de Tor Vergata (Via Salamanca), é previsto o encontro «Novo humanismo em João Paulo II». Seguido de uma vigília presidida pelo bispo auxiliar de Roma, Lorenzo Leuzzi.

Dia 26, às 18h, na Basílica de São João de Latrão, peregrinos de Bergamo se reunirão para uma vigília para João XXIII: basílica onde o jovem Roncalli iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e onde depois foi a sua catedral como Bispo de Roma.
A partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas e será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.
Dia 27, às 10h, na Praça São Pedro, Santa missa de Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. Logo em seguida, às 12h, Regina Coeli.

E no dia 28, às 10h, Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco para a Cidade do Vaticano.
(JO)

(Fonte: 'news.va' com adaptação de pormenor)

O coração de Maria tornou-se manancial de paz, de consolação, de esperança, de misericórdia

“Cristo ressuscitou! Aleluia!” – esta a simples mensagem pascal ontem mandada pelo Papa Francisco com um tweet da sua conta @Pontifex aos milhões de seguidores. Nesta segunda-feira de Páscoa, idêntica mensagem tweet: “Todo o encontro com Jesus nos enche de alegria, daquela alegria profunda que só Deus nos pode dar.”

Sendo feriado em Itália (como em muitos outros países europeus), o Santo Padre acolheu ao meio-dia, na Praça de São Pedro, os romanos e peregrinos que ali se quiseram congregar para com ele rezarem a Nossa Senhora, com a oração do “Regina Coeli”, que durante o Tempo Pascal substitui o tradicional Angelus.

Cari fratelli e sorelle, buona Pasqua! “Cristòs anèsti! – Alethos anèsti! Cristo è risorto! È veramente risorto!”

O Papa começou a sua alocução saudando os presentes com votos de Páscoa, também em grego, segundo a fórmula usada tradicionalmente pelos cristãos do oriente: Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente! O Papa Francisco mencionou “a alegria cheia de admiração” que transparece nas narrativas dos Evangelhos, como o sentimento predominante vivido pelos discípulos ao receber a notícia da Ressurreição do Senhor. E convidou a deixar “que esta experiência, impressa no Evangelho, se imprima também nos nossos corações e transparece na nossa vida”.

“Deixemos que a jubilosa admiração do Domingo de Páscoa irradie nos pensamentos, nos olhares, nas atitudes, nos gestos e nas palavras…”Mas não se trata de simples maquilhagem, só aparente - advertiu o Papa. É algo que vem de dentro…

“Vem de dentro, de um coração imerso na fonte desta alegria, como o de Maria Madalena, que chorou pela perda do seu Senhor e não acreditava nos seus olhos vendo-o ressuscitado”. Quem faz esta experiência torna-se testemunha da Ressurreição, porque num certo sentido ressuscita também. E então é capaz de levar um “raio” da luz do Ressuscitado às diversas situações humanas, felizes (tornando-as ainda mais belas) ou infelizes (levando aí serenidade e esperança).

“Far-nos-á bem, nesta Semana, pensar à alegria de Maria, a Mãe de Jesus. Como foi íntimo o seu sofrimento, ao ponto de trespassar a sua alma, assim também foi íntima e profunda a sua alegria e nela se podiam abastecer os discípulos.” “Tendo passado através da experiência da morte e ressurreição do seu Filho – vistas, na fé, como expressão suprema do amor de Deus – o coração de Maria tornou-se manancial de paz, de consolação, de esperança, de misericórdia”.

“É daqui que derivam todas as prerrogativas da nossa Mãe: da sua participação na Páscoa de Jesus. Ela morreu com Ele; e com Ele ressuscitou” “De Sexta até à manhã de Domingo, Ela não perdeu a esperança: contemplamo-la como a Senhora das Dores, mas ao mesmo tempo como Mãe cheia de esperança. É por isso que é a Mãe de todos os discípulos, Mãe da Igreja.”

O Papa concluiu a sua introdução à récita do Regina Coeli, convidando a pedir a Maria, “testemunha silenciosa da morte e da ressurreição de Jesus”, que nos introduza na alegria pascal. Após o Regina Coeli, o Papa Francisco, saudando todos os peregrinos e a todos fazendo votos de que cada um possa viver na alegria e na serenidade este tempo em que se prolonga a alegria da Ressurreição.

A concluir, o Papa sugeriu que ao longo desta semana pascal, cada um, em casa, pegue nos Evangelhos para ler e meditar os textos referentes às manifestações do Senhor ressuscitado… E a todos desejou um bom almoço…

(Fonte: 'news.va' com adaptação de pormenor)

Mensagem de Páscoa: Cardeal Cipriani - Arcebispo de Lima e Primaz do Peru (mensagem muito forte de fé)

Floribeth fez de João Paulo II um santo (agradecimento 'É o Carteiro!')

Floribeth Mora Díaz sofreu um derrame cerebral e os médicos descobriram um aneurisma inoperável.

Ela pediu a João Paulo II e a Deus que a salvassem. Hoje está curada e o Vaticano acredita que foi um milagre.

Por isso, vai canonizar Karol Wojtyla no dia 27

Por Rita Garcia e fotografia de Alexandre Azevedo 

A campainha toca perto das 13h numa casa de classe média de Dulce Nombre de la Unión, a 26 quilómetros de San José, capital da Costa Rica.

Na cozinha, Floribeth de Fátima Mora Díaz, 50 anos, dá mais uma volta ao guisado de frango, brócolos e batatas que tem ao lume, espreita a sopa de abóbora e especiarias, e caminha com passos firmes para a porta, maquilhada, vestida de preto e com uns saltos de 15 centímetros.

Lá fora, a família Campos pede-lhe um minuto. Doña Flori, como é conhecida na vizinhança, recebe-os junto ao altar que tem no alpendre, com um enorme póster de João Paulo II, um crucifixo, uma imagem do Menino Jesus e outra de Nossa Senhora de Fátima.

Não se conhecem, mas mal se sentam ao fresco, a mulher mais jovem conta, entre lágrimas, que não consegue engravidar.

Quer pedir-lhe que reze por ela a João Paulo II. E que o Papa lhe traga um milagre, como um dia fez com ela.

Desde 5 de Julho de 2013 que o número 23 da Pista Hernández, uma rua estreita e inclinada de casas térreas, se tornou um local de romaria.

No dia em que o Papa Francisco assinou o decreto que autorizou a canonização de João Paulo II, marcada para 27 de Abril, o mundo ficou a conhecer a história de Floribeth Mora Díaz, a costa-riquenha que vai levar o Papa polaco à santidade.

Tudo porque a Igreja considerou milagrosa a cura de um grave aneurisma fusiforme na artéria cerebral média direita que quase matou esta mulher.

Primeiro vieram os jornalistas, depois os curiosos e os crentes.
E doña Flori nunca deixou de os receber. Até hoje.

A poucos dias de partir para Roma para assistir à cerimónia de canonização, tem a agenda cheia de entrevistas e já se tornou um hábito fazer grandes panelas de comida para almoçar com quem chega. 

Se vivesse sozinha, comeria sempre e só sopa.

Mas a família é grande – quatro filhos, três dos quais casados, e seis netos – e isso obriga-a a diversificar a ementa.


Vídeo em inglês não legendado

Ânsia do Senhor

«És grande, Senhor, e digno de todo o louvor [...]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti»

(Santo Agostinho)

Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Alegrai-vos!» [texto grego]

Papa Francisco 
Homilia de 24/03/2013 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev)


«Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!» (Lc 19,38). […] Respira-se um clima de alegria. Jesus despertou tantas esperanças no coração, especialmente das pessoas humildes, simples, pobres, abandonadas, pessoas que não contam aos olhos do mundo. Soube compreender as misérias humanas, mostrou o rosto misericordioso de Deus e inclinou-Se para curar o corpo e a alma. Assim é Jesus. Assim é o seu coração, que nos vê a todos, que vê as nossas enfermidades, os nossos pecados. Grande é o amor de Jesus! […] Jesus é Deus, mas desceu a caminhar connosco como nosso amigo, como nosso irmão. […]

E aqui temos a primeira palavra que vos queria dizer: alegria! Nunca sejais homens e mulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais! Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo! A nossa alegria não nasce do facto de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma Pessoa: Jesus, que está no meio de nós; nasce do facto de sabermos que, com Ele, nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis… e há tantos! E nestes momentos vem o inimigo, vem o diabo, muitas vezes disfarçado de anjo, que insidiosamente nos diz a sua palavra. Não o escuteis! Sigamos a Jesus! Nós acompanhamos, seguimos a Jesus, mas sobretudo sabemos que Ele nos acompanha e nos carrega aos seus ombros: aqui está a nossa alegria, a esperança que devemos levar a este nosso mundo. E, por favor, não deixeis que vos roubem a esperança! Não vos deixeis roubar a esperança… aquela que nos dá Jesus!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 21 de abril de 2014

Saíram logo do sepulcro com medo e grande alegria e correram para dar a notícia aos discípulos. E eis que Jesus lhes saiu ao encontro e lhes disse: «Deus vos salve». Elas aproximaram-se, abraçaram os Seus pés e prostraram-se diante d'Ele. Então disse-lhes Jesus: «Não temais; ide dizer aos Meus irmãos que vão para a Galileia; lá Me verão». Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade e noticiaram aos príncipes dos sacerdotes tudo o que tinha sucedido. Tendo-se eles reunido com os anciãos, depois de tomarem conselho, deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: «Dizei: “Os Seus discípulos vieram de noite e, enquanto nós estávamos a dormir, roubaram-n'O”. Se chegar isto aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e estareis seguros». Eles, recebido o dinheiro, fizeram como lhes tinha sido indicado. E esta notícia divulgou-se entre os Judeus e dura até ao dia de hoje.

Mt 28, 8-15