Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 4 de março de 2020

Tu és sal, alma de apóstolo

Tu és sal, alma de apóstolo. – "Bonum est sal" – o sal é bom, lê-se no Santo Evangelho; "si autem sal evanuerit" – mas se o sal se desvirtua... de nada serve, nem para a terra, nem para o esterco; deita-se fora como inútil. Tu és sal, alma de apóstolo. – Mas se te desvirtuas... (Caminho, 921)

Os católicos têm de andar pela vida como apóstolos: com luz de Deus, com sal de Deus. Sem medo, com naturalidade, mas com tal vida interior, com tal união com Nosso Senhor, que iluminem, que evitem a corrupção e as sombras, que repartam o fruto da serenidade e a eficácia da doutrina cristã. (Forja, 969)

Em momentos de desorientação geral, quando clamas ao Senhor pelas suas almas!, parece que não te ouve, que está surdo aos teus apelos. Inclusivamente chegas a pensar que o teu trabalho apostólico é vão.

– Não te preocupes! Continua a trabalhar com a mesma alegria, com a mesma vibração, com o mesmo afinco. Permite-me que insista: quando se trabalha por Deus, nada é infecundo! (Forja, 978)

– Filho: todos os mares deste mundo são nossos, e lá onde a pesca é mais difícil é também mais necessária. (Forja, 979)

Com a tua doutrina de cristão, com a tua vida íntegra e com o teu trabalho bem feito, tens que dar bom exemplo, no exercício da tua profissão e no cumprimento dos deveres do teu cargo, aos que te rodeiam: os teus parentes, os teus amigos, os teus companheiros, os teus vizinhos, os teus alunos... – Não podes ser um embusteiro. (Forja, 980)

São Josemaría Escrivá

O Sacramento da reconciliação toca os corações com o conforto divino

Os padres devem viver de maneira elevada a sua vocação, porque somente com o exemplo de uma vida que seja presença viva e clara do Senhor se pode despertar nos fiéis o sentido do pecado e o desejo do perdão.

Vivemos num contexto cultural  marcado pela mentalidade hedonista e relativista que tende a cancelar Deus do horizonte da vida, não favorece a aquisição de um quadro claro de valores de referencia e não ajuda a discernir o bem do mal e a amadurecer um justo sentido do pecado.

Por outras palavras existe uma espécie de circulo vicioso entre o obscurecimento da experiência de Deus e a perda do sentido do pecado.

Perante esta situação e nas condições de liberdade em que hoje é possível exercer o ministério sacerdotal, ao contrario de outras épocas passadas, é necessário que os presbíteros vivam de maneira elevada a própria resposta à vocação porque somente quem se torna diariamente presença viva e clara do Senhor pode suscitar nos fiéis o sentido do pecado, dar coragem e fazer nascer o desejo do perdão de Deus”.

(Bento XVI em 2010 aos participantes no curso anual sobre o foro interno promovido pela Penitenciaria Apostólica para preparar os padres para o Sacramento da Penitencia)

Deus dono da história…

«A história humana, com todos os seus terrores, não se afundará na noite da autodestruição; Deus não deixa que Lhe seja arrancada das mãos».

(Joseph Ratzinger - Olhar para Cristo)