Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 21 de outubro de 2018

Bom Domingo do Senhor!

Façamos como o Senhor aconselhou a Tiago e João e de que nos fala o Evangelho de hoje (Mc 10, 35-45), sejamos humildemente os mais simples servindo o próximo, porque só assim é que de facto somos verdadeiramente grandes.

Louvado seja Jesus Cristo Nosso Senhor por nos haver ensinado e corrigido com a Sua Palavra de Vida Eterna!

O rancor pode arruinar o coração

«…fazer um pequeno exame pessoal - sem escrúpulos, mas com sinceridade – para descobrir se nalgum cantinho do nosso coração guardamos de rancor a alguém, ou se tratamos com pouca delicadeza aos outros. Pode parecer uma coisa sem importância, mas o ressentimento, o rancor que às vezes podemos acumular na alma, pode converter-se em caruncho que destrói e converte em pó os nossos sentimentos mais valiosos, aqueles que com maior claridade manifestam a nossa condição de filos de Deus»

D. Javier Echevarría – Excerto homilia do dia 26.06.2014 em Roma com tradução de JPR

O rancor

«O rancor é o descontentamento fundamental do homem consigo mesmo, que se vinga, por assim dizer, no outro, porque através dele não lhe chega aquilo que todavia só lhe pode ser concedido com uma nova abertura da própria alma».

(Joseph Ratzinger - “Olhar para Cristo”)

«O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida»

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia contra o anomeanismo


Ao cobiçar os primeiros lugares, os mais altos cargos e as honras mais elevadas, os dois irmãos, Tiago e João, queriam, na minha opinião, ter autoridade sobre os outros. É por isso que Jesus Se opõe à sua pretensão deles, e põe a nu os seus pensamentos secretos dizendo-lhes: «Quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos.» Por outras palavras: «Se ambicionais o primeiro lugar e as maiores honras, procurai o último lugar, aplicai-vos a tornar-vos os mais simples, os mais humildes e os mais pequenos de todos. Colocai-vos atrás dos outros. Tal é a virtude que vos trará a honra a que aspirais. Tendes junto a vós um exemplo notável: 'Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por todos' (Mc 10,45). Eis como obtereis glória e celebridade. Olhai para Mim: Eu não procuro honras nem glória e, no entanto, o bem que faço é infinito.»

Bem sabemos que, antes da Incarnação de Cristo e da Sua vinda a este mundo, tudo estava perdido e corrompido; mas, depois de Ele Se ter humilhado, tudo restabeleceu. Aboliu a maldição, destruiu a morte, abriu o paraíso, acabou com o pecado, escancarou as portas do céu para levar para lá as primícias da nossa humanidade. Propagou a fé em todo o mundo. Expulsou o erro e restabeleceu a verdade. Fez subir a um trono real as primícias da nossa natureza. Cristo é o autor de bens infinitamente numerosos, que nem a minha palavra nem nenhuma palavra humana poderiam descrever. Antes da Sua vinda a este mundo só os anjos O conheciam; mas, depois de Ele Se ter humilhado, toda a raça humana O reconheceu.