Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Oração a Nossa Senhora do Pilar

Maria, Mãe da esperança, caminhai connosco!
Ensinai-nos a anunciar o Deus vivo; ajudai-nos a dar testemunho de Jesus, o único Salvador; tornai-nos serviçais com o próximo, acolhedores com os necessitados, obreiros de justiça, construtores apaixonados dum mundo mais justo; intercedei por nós que agimos na história certos de que o desígnio do Pai se realizará.
Aurora dum mundo novo, mostrai-Vos Mãe da esperança e velai por nós!
Velai pela Igreja: que ela seja transparência do Evangelho; seja autêntico espaço de comunhão; viva a sua missão de anunciar, celebrar e servir o Evangelho da esperança para a paz e a alegria de todos.
Rainha da paz, protegei a humanidade do terceiro milénio!
Velai por todos os cristãos: que eles prossigam cheios de confiança no caminho da unidade, como fermento para a concórdia.
Velai pelos jovens, esperança do futuro: que eles respondam generosamente ao chamamento de Jesus.
Velai pelos responsáveis das nações: que eles se empenhem na construção duma casa comum, onde sejam respeitados a dignidade e o direito de cada um.
Maria, dai-nos Jesus!
Fazei que O sigamos e amemos! Ele é a esperança da Igreja, e da humanidade.
Ele vive connosco, entre nós, na sua Igreja.
Convosco dizemos: «Vem, Senhor Jesus» (Ap 22, 20)!
Que a esperança da glória, por Ele infundida nos nossos corações, produza frutos de justiça e de paz

(Fonte: site da Paróquia Senhora da Conceição no Porto)

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

Comemoramos hoje a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no Rio Paraíba pelos pescadores da região no ano de 1717, o vigário de Guaratinguetá na ocasião era o Padre José Alves Vilela (1715 a 1745). No início, a pequena imagem da Senhora da Conceição foi levada para a casa de um dos pescadores, Filipe Cardoso. Em 1737, foi edificada num oratório e prestavam-lhe culto os moradores das redondezas. Em 1745 foi construída uma igreja em sua homenagem. Em 24 de Junho de 1888, o templo foi solenemente benzido e, hoje, é chamado de "básilica velha". A monumental basílica atual foi consagrada pelo Papa João Paulo II no dia 04 de Julho de 1980. Desde os primeiros cultos dedicados a Nossa Senhora pelos pescadores (oração do terço e outras devoções) até nossos dias, os peregrinos jamais cessaram de depositar aos pés da Virgem Aparecida as suas súplicas, dores, sofrimentos e alegrias. Foi em 28 de Outubro de 1894, como padres capelães e missionários de Nossa Senhora Aparecida, que chegaram os primeiros padres e irmãos redentoristas, vindos da Baviera, a convite pessoal de D. Joaquim Arcoverde, então Bispo de São Paulo. Daí em diante os filhos de Santo Afonso têm prestado assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário. Atualmente, são milhões os romeiros que se dirigem à cidade de Aparecida do Norte, a fim de agradecer e pedir graças.

Os triunfos da "Senhora Aparecida" começaram com as romarias paroquiais e diocesanas. A primeira realizou-se a 08 de Setembro de 1900, com 1200 peregrinos vindos de comboio, de São Paulo, com o seu bispo. Hoje os romeiros são milhões vindos de todo Brasil e dos países vizinhos. No dia 08 de Setembro de 1904, na presença do Núncio Apostólico, de 12 bispos e de uma grande multidão de peregrinos do Rio, São Paulo e das cidades do Vale do Paraíba, o bispo de São Paulo, Dom José Camargo Barros, coroou solenemente a veneranda Imagem com a preciosa coroa oferecida pela Princesa Isabel. No ano de 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Rainha do Brasil, sob invocação de Aparecida.

Foi em 31 de Maio de 1931 que, a imagem aparecida foi levada ao Rio, para que diante dela, Nossa Senhora recebesse as homenagens oficiais de toda a nação, estando presente também o Presidente da República, Getúlio Vargas. Nossa Senhora foi aclamada então por todos "RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL". A devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora, a peregrinação da Padroeira por toda a Pátria, a abertura de vias rápidas de condução e uma equipe especializada de sacerdotes e irmãos coadjutores puseram a Aparecida entre os maiores centros de peregrinação do mundo.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

São Josemaría sobre a Festa de Nossa Senhora do Pilar

Celebra-se a festa de Nossa Senhora do Pilar. Referindo-se a esta invocação mariana diz:: “A devoção à Virgem do Pilar começa na minha vida desde que com a sua piedade de aragoneses a infundiram os meus pais na alma de cada um dos seus filhos. Mais tarde, durante os estudos sacerdotais, e também quando frequentei o curso de Direito na Universidade de Saragoça, as minhas visitas ao Pilar eram diárias. Em Março de 1925 celebrei a minha primeira Missa na Santa Capela. A uma singela imagem da Virgem do Pilar confiava eu por aqueles anos a minha oração, para que o Senhor me fizesse ver o que a minha alma já pressentia. Domina –dizia-lhe em termos latinos, não muito clássicos, mas embelezados pelo carinho -, ut sit, que se faça de mim o que Deus quiser”

Bem-aventurado Carlo Acutis

Nasceu em Inglaterra, em 1991, mas cedo regressou a Itália. Uma leucemia fulminante levou-o à morte, em 2006, tendo sido sepultado na cidade de Assis, por seu desejo e devoção a S. Francisco. A sua mãe conta que o filho sabia muito de computadores, lia textos de engenharia informática e deixava todos admirados pelos seus conhecimentos nesta área, que punha ao serviço do voluntariado e utilizava para ajudar os seus amigos. “A sua grande generosidade levava-o a interessar-se pelos outros: os estrangeiros, os deficientes, as crianças, os mendigos. Estar perto do Carlo era estar junto de uma fonte de água fresca”, diz a mãe. Aos sete anos fez a sua primeira comunhão e desde então nasceu nele um profundo amor pela Eucaristia. Era para ele a sua “autoestrada para o Céu”, dizia. Sobre a vivência da fé do filho, a sua mãe, Antónia, testemunha: “O meu filho, desde pequeno, e sobretudo depois da sua Primeira Comunhão, nunca faltava à missa diária e à oração do rosário, seguidos por um momento de adoração eucarística”. Adotou o infinito como meta para a sua vida. “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O Infinito é a nossa Pátria. O Céu espera-nos desde sempre”, repetia o adolescente. Aos onze anos, escreveu: “Quanto mais Eucaristias recebermos, mais nos pareceremos a Jesus e ainda nesta terra desfrutaremos do Paraíso!” Esta paixão levou-o a investigar tudo o que se relacionava com a Eucaristia, especialmente os milagres eucarísticos. E conseguiu convencer os pais para que o levassem aos lugares onde tinham acontecido algum desses milagres reconhecidos pela Igreja. Na exortação apostólica dedicada aos jovens, o Papa Francisco aponta-o como exemplo, dizendo que “ele soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores”. E cita a frase do jovem beato, “todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”, para exortar: “Não deixes que isto te aconteça”. Fátima foi um dos santuários que o jovem visitou. No início de um biénio dedicado pela Diocese de Leiria-Fátima à Eucaristia, o agora beato Carlo Acutis é um exemplo e um estímulo para descobrirmos e vivermos este encontro que Cristo proporciona aos seus fiéis e o dom que lhes oferece para uma vida de alta qualidade humana e divina, isto é, santa. Foi beatificado em Assis, no dia 10 de outubro de 2020

(texto do Pe. Jorge Guarda, in Facebook)