Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cristã sudanesa condenada à morte por renegar Islão

Um tribunal de Cartum condenou hoje uma cristã sudanesa de 27 anos à morte, por enforcamento, por renegar o Islão, apesar dos apelos de embaixadas ocidentais em defesa da liberdade religiosa da mulher.

A mulher, grávida de oito meses, está atualmente detida com o filho de 20 meses, de acordo com a organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional, que exigiu a sua libertação imediata.

"Demos um prazo de três dias para que renegasse a sua fé, mas insistiu em não voltar ao Islão. Condeno-a à pena de morte por enforcamento", declarou o juiz Abbas Mohammed al-Khalifa, que tratou sempre a mulher pelo nome de família do pai, um muçulmano.

Meriam Yahia Ibrahim Ishag - o nome cristão da mulher - foi também condenada a 100 chicotadas por "adultério".

Ao ouvir o veredito, a jovem manteve-se impassível.

Durante a audiência, e depois de uma longa intervenção do líder religioso muçulmano, que procurou converter a cristã, a mulher disse calmamente ao juiz: "Sou cristã e nunca reneguei a minha fé".

O regime islamita sudanês introduziu a lei islâmica ('sharia') em 1983, mas os castigos extremos, além da aplicação de chicotadas, são raros.

Depois de o veredito ter sido anunciado, cerca de 50 pessoas manifestaram-se contra a decisão e a exigir a libertação de Meriam.
Um grupo mais pequeno, em apoio do veredito, chegou pouco depois ao local, mas sem que tenha registado qualquer ação violenta.

(Fonte: DN online AQUI)

6 junho- Jantar Concerto por uma boa causa

Um grupo de amigos decidiu realizar um jantar concerto para angariação de fundos que se destinam à atribuição de bolsas de estudos para sacerdotes que estão a frequentar a Universidade Pontificía da Santa Cruz, em Roma.

Este jantar realizar-se-á dia 6 de junho, pelas 20:30, na Quinta do
Barata, Pontes de Monfalim, Arruda dos Vinhos. Contará com a presença de
alguns sacerdotes que frequentaram aquela universidade e irão fazer a
apresentação da mesma.

No final do jantar teremos um momento musical.

As inscrições devem ser efetuadas por transferência bancária para a conta com o NIB n.º 003500010001122730006, preço 30 euros/pessoa.

Ao procederem à transferência agradecemos que coloquem o nome das pessoas a inscrever, para que possamos identificar-vos.

Se pretenderem fazer um donativo, devem proceder do mesmo modo, identificam-se e acrescentam a palavra donativo, que irá direitinho para as bolsas.

Foi também criado o e-mail: jantarUPSC@gmail.com, através do qual nos poderão colocar as vossas questões.

Também poderão increver-se junto da Paula Cruz Fernandes (969245622) ou Isabel Alexandre (914593420).

Como informação adicional, acrescentamos que:
- crianças até aos 3 anos não pagam;
- crianças dos 4 aos 9 anos, pagam 15 euros;
- restantes, 30 euros.
Teremos babysitting gratuito.

Lembramos que teremos que confirmar o evento junto da quinta até ao dia 21 de maio, pelo que quem estiver a pensar participar, agradecemos que proceda à sua inscrição.
Gostaríamos de ter tudo bem organizado para que não vos falte nada.

Desde já o nosso agradecimento a todos,

Isabel Alexandre
Paula Cruz Fernandes
Roberto Cruz Fernandes

Santuário de Fátima oferece Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, no Brasil

Bispo de Leiria-Fátima e Reitor do Santuário de Fátima levam a Imagem amanhã para o Brasil 

“A expetativa para a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima a Aparecida é grande. Santuário, Arquidiocese de Aparecida e moradores do município mobilizam-se para que o momento seja de profunda espiritualidade a todos aqueles que acompanharem este momento histórico”, é desta forma que, através da assessoria de comunicação, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida descreve como está a ser aguardada a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que será oferecida pelo Santuário de Fátima àquele Santuário do Brasil no próximo sábado.

A imagem, do tipo da Imagem venerada na Capelinha das Aparições em Portugal, será levada pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e pelo reitor do Santuário de Fátima, amanhã, 16 de maio, para ser entregue ao Santuário de Aparecida, na pessoa de D. Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 17 de maio.

"(A 17 de maio) A Imagem será o centro de um cortejo em carro do Corpo de Bombeiros, iniciando-se às 17:00, junto à Igreja de São Benedito e subindo, na contramão, a Rua Monte Carmelo até a Praça Nossa Senhora Aparecida. Ali, às 17:30, haverá a receção oficial da Imagem, por D. Raymundo Damasceno", informa o Santuário de Aparecida.

Recorde-se que esta será a primeira iniciativa conjunta entre os dois santuários marianos que celebram jubileus em 2017; Fátima celebrará o centenário das aparições de Nossa Senhora e Aparecida o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba.

"D. António Marto e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião”, explica o reitor do Santuário de Fátima, recordando ainda que “tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, como também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora” foi sentido "o dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”.

O programação divulgada pelo Santuário de Nossa da Conceição de Aparecida para esta primeira celebração jubilar é a seguinte:

17 DE MAIO

17:30 -  Receção da Imagem em frente da Matriz Basílica
18:00 – Recitação do Terço
19:00 - Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a Imagem até o Santuário
20:00 - Eucaristia: Acolhimento da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. Raymundo Damasceno Assis e presença de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (Transmissão pela TV Aparecida)
22:00 – Recitação do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima (Transmissão pela TV Aparecida)

18 DE MAIO

7:30 - Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de D. António Marto e presença de D. Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes. 
8:30 - Trasladação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima para o monumento a Ela dedicado. (Transmissão pelas TV Aparecida, TV Canção Nova - também para Portugal-, e TV Cultura de São Paulo)

BOLETIM INFORMATIVO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA n.º 58/2014, de 15 de maio de 2014

16 Maio 21h30 - Porto - Aura Miguel "Os quatro Papas na minha Vida" - Centro Social de Santo António das Antas


«O enviado não é mais do que aquele que o envia»

Papa Francisco 
Exortação apostólica «Evangelii Gaudium / A alegria do evangelho» § 24 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev)



A Igreja «em saída» é a comunidade de discípulos missionários que «primeireiam», que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. […] A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, que Ele a precedeu no amor (cf 1Jo 4,10), e por isso sabe ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos (cf Lc 14.23). Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!

Como consequência, a Igreja sabe «envolver-se». Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: «Sereis felizes se o puserdes em prática» (Jo 13,17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o «cheiro das ovelhas», e estas escutam a sua voz (cf Jo 10,3).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de maio de 2014

Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Já que compreendeis estas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes. «Não falo de todos vós; sei os que escolhi; porém, é necessário que se cumpra o que diz a Escritura: “O que come o pão comigo levantará o seu calcanhar contra mim”. Desde agora vo-lo digo, antes que suceda, para que, quando suceder, acrediteis que “Eu sou”. Em verdade, em verdade vos digo que, quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou».

Jo 13, 16-20