Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 31 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

13º Dia. Terça-feira da V Semana da Quaresma, 31 de Março de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 8, 21-30)

Eu vou partir

“Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: ‘Eu vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado. Vós não podeis ir para onde Eu vou.’” Estas palavras, algo enigmáticas de Nosso Senhor, intrigaram os judeus, que chegaram a temer que fosse pôr termo à sua existência humana. Não era esse, como é óbvio, o sentido dessa sua declaração, que apenas tendia a preparar aqueles homens para a iminência da sua paixão e morte que, ao contrário do que eles poderiam supor, não era nenhum fracasso, mas a consumação da sua missão redentora.

Costuma-se dizer que o futuro a Deus pertence e, de facto, nenhum de nós, nem ninguém, sabe o que está ainda para acontecer. Mas há uma coisa certa: também nós estamos de partida. Um dia, seremos nós a embarcar para a nossa última viagem, em direcção à casa do Pai.

O pensamento da morte sempre atemorizou os pecadores e alegrou os santos. Teresa de Jesus, santa reformadora do Carmelo, dizia até que morria, porque não morria. Mas não era a morte que ela desejava, mas sim, por paradoxal que pareça, a sua antítese, ou seja, a verdadeira Vida. A morte, em si mesma, mais não é do que passagem, ou páscoa para a eternidade. Para um cristão é mais ainda: é, em Cristo e na comunhão do Espírito Santo, passaporte para a casa do Pai. Se fosse possível, dir-se-ia que a eternidade nos vai parecer curta, ante a imensidade do amor de Deus.

“Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’”. Esta expressão, ‘Eu sou’, é o nome próprio de Deus, revelado a Moisés: Jesus diz-nos, portanto, que a maior prova da sua divindade é a sua morte na Cruz. Porque a Cruz, para além de uma tremenda injustiça e um inimaginável suplício é, sobretudo, uma insígnia gloriosa, na medida em que nos manifesta que o amor de Jesus por nós é infinito, ou seja, divino. Por isso, é o símbolo do cristão: não como insígnia do sofrimento, mas do amor que fez possível esse sofrimento e da felicidade eterna de que é, afinal, penhor.

Antes de partir para o Pai, o Senhor morreu na Cruz. Que a nossa vida e a nossa morte sejam também preparação para essa Páscoa eterna, onde o Senhor Jesus e sua Mãe, Maria Santíssima, que nos precederam, já nos esperam.
Intenções para os mistérios dolorosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A oração de Jesus no horto. As crianças já concebidas mas ainda não nascidas, estão como que num horto, aguardando o momento do seu nascimento. Rezemos por todas elas, em especial por todas as que hoje nascerem.

2º - A flagelação de Jesus. As mães dão à luz com dor, mas depois esquecem-se desse seu sofrimento, pela alegria do dom desse seu filho. Peçamos ao Senhor que abençoe com o dom da maternidade as esposas cristãs.

3º - A coroação de espinhos. A juventude é um tempo de desafios e provações, por vezes espinhosas para os próprios e para os seus pais e familiares. Que Nossa Senhora alcance para todos os jovens um crescimento que seja, como o de Jesus, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

4º - Jesus com a cruz às costas. A vida adulta é, para muitos, um tempo de trabalhos penosos. Que Maria e José abençoem todos os cristãos desempregados, ou em difícil situação laboral.

5º - Jesus morre na Cruz. A última etapa da vida humana costuma ser de algum sofrimento e incompreensão. Peçamos a Deus pelos mais velhos e, em especial, por todos aqueles que, neste dia, serão chamados à Sua presença.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

O Senhor procura o meu pobre coração

Quantos anos a comungar diariamente! – Outro seria santo – disseste-me – e eu, sempre na mesma! – Filho – respondi-te – continua com a Comunhão diária, e pensa: que seria de mim, se não tivesse comungado? (Caminho, 534)

Recordai – saboreando, na intimidade da alma, a infinita bondade divina – que, pelas palavras da Consagração, Cristo vai tornar-se realmente presente na Hóstia, com o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Adorai-O com reverência e devoção; renovai na sua presença o oferecimento sincero do vosso amor; dizei-lhe sem medo que Lhe quereis; agradecei-lhe esta prova diária de misericórdia tão cheia de ternura, e fomentai o desejo de vos aproximardes da comunhão com confiança. Eu surpreendo-me perante este mistério de Amor: o Senhor procura como trono o meu pobre coração, para não me abandonar, se eu não me afastar d'Ele.

Reconfortados pela presença de Cristo, alimentados pelo seu Corpo, seremos fiéis durante esta vida terrena, e mais tarde no Céu, junto de Jesus e de Sua Mãe, chamar-nos-emos vencedores. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Demos graças a Deus que nos trouxe a vitória, pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cristo que passa, 161)

São Josemaría Escrivá

Estar no mundo mas não ser do mundo...

Hoje é Domingo, dia do Senhor. O Mundo continua a rodar e a criar-se sem nós darmos por isso! Porque a obra de Deus é silenciosa, tranquila e bela. Todo o ruído, o stress e a pressa é obra nossa!

Domingo, é o primeiro dia da semana e não o último, como é hoje apresentado nos calendários. O dia que nos põe a olhar para o Futuro, preparar a semana, que nos espera, no trabalho, em casa com a família, nas decisões que vão forjando o nosso caminho.

Como cristãos precisamos de ir permanentemente à essência, que é Cristo, senão corremos o risco de nos afogarmos na obra dos homens, quando não recorremos á Sabedoria.

Vou contar o que me aconteceu na semana que passou:

Fui à “Futurália”, a maior feira de escolha de profissões de Lisboa ( e de Portugal certamente), com 2 gigantes pavilhões cheios de oferta para os jovens do 9º e 12º escolherem o seu futuro. Esta descrição poderia levar-nos a dizer: “ora aqui está um excelente evento!”. Pois enganam-se... aquilo é uma espécie de descida ao inferno!

Mal atravessei a porta, senti-me levada por um Tusnami, de ruído, de pessoas. Tocam ao mesmo tempo nos vários stands, dezenas de sons, que não são música, são uns metais, tambores, e guitarras electricas, ” 0” de harmonia. Cada um quer impor o sua "musica". Tudo a uma altura de 180db, ou seja 120db acima do permitido por lei!!! Milhares e milhares de rapazes e raparigas, que vão ali não para escolher o seu futuro, mas para participar em mais um festival! Ninguém se consegue ouvir e ninguém tem cabeça para escolher seja o que for.

Os stands dos cursos, salvo raras excepções, estão cheios, de poluição visual. Vi coisas incríveis como um stand onde se faziam massagens, as raparigas despiam as t-shirts ali mesmo, o massagista tirava-lhes o sotien e massajava-as. Um outro stand que propunha como profissão, Grafittis! Mas não eram aqueles que até são bem pintados e representam algo, não! Eram aqueles das assinaturas que ninguém percebe.

Tudo aos gritos, tudo acelerado.

Estive ali umas 3 horas, por motivos profissionais, e quando saí, tinha a cabeça como se tivesse de ressaca de uma noite sem dormir, e intoxicada. Só me ocorreu ir a correr para uma Igreja, onde estive outras 2 horas, em silêncio e depois assistir à missa! Acabei tranquila e cheia de Paz, Rezei por todos estes jovens que são vitimas nossas, da nossa geração que permite estas Feiras e outras no género! Rezei pelos pais e encarregados de educação que deixam a educação nas mãos de governantes que certamente não vão verificar o que assinam...Rezei para que Nosso Senhor tenha compaixão desta geração e que conte connosco para realizarmos a Sua vontade. E acabei a rezar e a pensar como é que se consegue viver apenas nesta loucura do mundo criado pelos homens sem Deus! Porque sem Deus a vida torna-se alucinantemente perigosa e destrutiva. Temos mesmo que anunciar Cristo! E acordar as Famílias para ajudarem os seus filhos a olhar para o Futuro com vontade de o agarrar.

Sofia Guedes na sua página no Facebook

O sacerdócio...

«Cristo é a fonte de todo o sacerdócio: pois o sacerdócio da [antiga] lei era figura d’Ele, ao passo que sacerdote da nova lei age na pessoa d’Ele».

«… e por isso Cristo é verdadeiro sacerdote, sendo os outros seus ministros».

(São Tomás de Aquino)

«Na realidade, tudo o que é constitutivo do nosso ministério não pode ser produto das nossas capacidades pessoais. Isto é válido para a celebração dos Sacramentos, mas vale igualmente para o serviço da Palavra: não somos enviados para nos anunciarmos a nós mesmos nem às nossas opiniões pessoais, mas para anunciar o mistério de Cristo e, n’Ele, a medida do verdadeiro humanismo».

(Bento XVI - Discurso ao clero de Roma em 13/V/2005)

«Ser cristão - e particularmente ser sacerdote; recordando também que todos os baptizados participam do sacerdócio real - é estar continuamente na Cruz».

(São Josemaría Escrivá - Forja 882)