Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

S. Francisco Xavier

Francisco Xavier, considerado o maior dos missionários jesuítas, oriundo de família nobre, nasceu em Javier (Xavier) no Reino Navarra, sendo o Santo Padroeira desta bonita e acolhedora Região de Espanha, em 1506. Estudou na Universidade de Paris e aí pelo ano de 1528 formou-se em filosofia. Nesta cidade conheceu Santo Inácio de Loyola que o convenceu a fundarem a Companhia de Jesus. Assim Xavier, Loyola e 6 outros companheiros tomaram seus votos em Montamant e três anos mais tarde Xavier foi ordenado em Veneza e foi com Inácio para Roma onde o Papa aprovou a Companhia em 1540. No mesmo ano, Francisco e o Padre Simão Rodrigues foram até Lisboa onde o Rei D. João III os recebeu como hóspedes e incentivou a partirem em missão para a Índia. Em Abril de 1541 foi nomeado como Núncio Apostólico das Índias. Viajou para Goa em 1542 e depois foi para Malaca, Malásia, e Morotai na Indonésia. De 1549 a 1551 evangelizou parte do Japão. Em Goa, enquanto aguardava o navio para a Índia, pregava nas ruas, ensinava as crianças o catecismo e curava os doentes e aí terá convertido boa parte da cidade. Como missionário foi muito bem sucedido nos seus 10 anos da Índia e mais tarde no Japão, batizando mais de 40.000 convertidos. Dizem que ele almoçava com caçadores de cabeça, lavava os leprosos e chegou a batizar 10.000 em um só mês. Sobreviveu nas piores condições, chegando a sofrer extremos de frio e de calor durante as suas viagens. Sempre procurou os pobres e os abandonados. Viajava as vezes centenas de quilómetros a pé e com isso conheceu grande parte doo povos do Extremo Oriente. No ano que foi eleito Provincial dos Jesuítas na Índia e do Leste, planeava uma viagem à China. S. Francisco Xavier é também denominado por alguns como o "Apóstolo da Índia ". Veio a falecer na Ilha de Shabgchwan, na costa da China a 3 de Dezembro de 1552 aos quarenta e seis anos de idade. Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV e declarado patrono de todas as missões estrangeiras pelo Papa Pio X.

Novena da Imaculada Conceição com textos de São Josemaría Escrivá - 3 de dezembro

Maria, Mulher de fé

Amigos de Deus, 284 Maria cooperou com a sua caridade para que nascessem na Igreja os fiéis membros da Cabeça de que é efectivamente mãe segundo o corpo. Como Mãe, ensina; e, também como Mãe, as suas lições não são ruidosas. É preciso ter na alma uma base de finura, um toque de delicadeza,para compreender o que nos manifesta,mais do que com promessas,com obras. Mestra de fé! Bem-aventurada és tu, porque acreditaste! Assim a saúda Isabel, sua prima, quando Nossa Senhora sobe à montanha para a visitar. Tinha sido maravilhoso aquele acto de fé de Santa Maria: eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. No nascimento de seu Filho contempla as grandezas de Deus na terra; há um coro de Anjos e tanto os pastores como os poderosos da terra vêm adorar o Menino. Mas depois a Sagrada Família tem de fugir para o Egipto, para escapar às intenções criminosas de Herodes. Depois, o silêncio; trinta longos anos de vida simples, vulgar, como a de qualquer lar, numa pequena povoação da Galileia.

Amigos de Deus, 204 Ao terminar agora esta nossa meditação, digamos-lhe com as mesmas palavras: Senhor, eu creio! Eduquei-me na tua fé, decidi seguir-te de perto. Ao longo da minha vida, implorei insistentemente a tua misericórdia. E, repetidas vezes também, pareceu-me impossível que pudesses fazer tantas maravilhas no coração dos teus filhos. Senhor, creio! Mas ajuda-me, para que eu creia mais e melhor!

Cristo que passa, 173 A Virgem não só disse fiat, mas também cumpriu essa decisão firme e irrevogável a todo o momento. Assim, também nós, quando o amor de Deus nos ferir e soubermos o que Ele quer, devemos comprometer-nos a ser fiéis, leais, mas a sê-lo efectivamente. Porque nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas o que faz a vontade de meu Pai, que está nos Céus, esse entrará no reino dos Céus.

Cristo que passa, 172 Mas reparai: se Deus quis, por um lado exaltar a sua Mãe, por outro, durante a sua vida terrena, não foram poupados a Maria a experiência da dor, nem o cansaço do trabalho, nem o claro-escuro da fé. Àquela mulher do povo, que, certo dia, irrompe em louvores a Jesus, exclamando Bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos a que foste amamentado, o Senhor responde: Antes bem aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática. Era o elogio da sua Mãe, do seu fiat, do faça-se, sincero, entregue, cumprido até às últimas consequências, que não se manifestou em acções aparatosas, mas no sacrifício escondido e silencioso de cada dia.

Oração
Mãe! – Chama-a bem alto. – Ela, a tua Mãe Santa Maria, escuta-te, vê-te em perigo talvez, e oferece-te, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E encontrar-te-ás reconfortado para a nova luta.
Caminho, 516