Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Portugal - Missas em honra de S. Josemaria (Junho de 2015)

No 40º aniversário da morte de S. Josemaria, serão celebradas, em todo o mundo, missas em honra do fundador do Opus Dei. Apresentamos os horários e locais das missas em Portugal.

Évora: 17 de Junho, 18h30, Igreja do Calvário
Montemor­-o-­Novo: 25 de Junho, 18h30, Igreja do Calvário
Vila Real : 25 de Junho, 19h00, Capela Nova, celebra D. Amândio Tomás
Braga : 26 de Junho, 19h00, Igreja de S. José de S. Lázaro
Caldas da Rainha : 26 de Junho, 19h00, Igreja Matriz
Coimbra : 26 de Junho, 18h30, Igreja de Na Sa de Lurdes
Estoril : 26 de Junho, 19h15, Igreja de S. Pedro e S. João
Faro : 26 de Junho, 18h00, Igreja de S. Pedro, celebra D. Manuel Quintas
Guarda : 26 de Junho, 19h00, Igreja da Misericórdia, celebra D. Manuel Felício
Lisboa : 26 de Junho, 19h00, Igreja de Na Sa de Fátima, celebra D. José Traquina
Porto : 26 de Junho, 19h00, Igreja da Trindade
Setúbal : 26 de Junho, 19h00, Igreja da Anunciada
Viseu : 27 de Junho, 12h00, Igreja de S. José

«Proclamai que está próximo o Reino dos Céus»

Concílio Vaticano II 
Constituição sobre a Igreja, «Lumen gentium», § 35


Cristo, o grande profeta, que pelo testemunho da vida e a força da palavra proclamou o reino do Pai, realiza a sua missão profética até à total revelação da glória, não só por meio da hierarquia, que em seu nome e com a sua autoridade ensina, mas também por meio dos leigos; para isso os constituiu testemunhas, e lhes concedeu o sentido da fé e o dom da palavra (cf At 2,17-18; Apoc 19,10), a fim de que a força do Evangelho resplandeça na vida quotidiana, familiar e social. Os leigos mostrar-se-ão filhos da promessa se, firmes na fé e na esperança, aproveitarem bem o tempo presente (cf Ef 5,16; Col 4,5) e com paciência esperarem a glória futura (cf Rom 8,25). [...] Este modo de evangelizar, proclamando a mensagem de Cristo com o testemunho da vida e com a palavra, adquire um certo carácter específico e uma particular eficácia por se realizar nas condições ordinárias da vida no mundo.

Nesta obra, desempenha grande papel aquele estado de vida que é santificado por um sacramento próprio: a vida matrimonial e familiar. Aí se encontra um exercício e uma admirável escola de apostolado dos leigos, se a religião penetrar toda a vida e a transformar cada vez mais. Aí encontram os esposos a sua vocação própria, de serem um para o outro e para os filhos as testemunhas da fé e do amor de Cristo. A família cristã proclama em alta voz as virtudes presentes do Reino de Deus e a esperança na vida bem-aventurada. E deste modo, pelo exemplo e pelo testemunho, argui o mundo do pecado e ilumina aqueles que buscam a verdade. Por isso, ainda mesmo quando ocupados com os cuidados temporais, podem e devem os leigos exercer valiosa acção para a evangelização do mundo.

O Evangelho do dia 11 de junho de 2015

Ide, e anunciai que está próximo o Reino dos Céus. «Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, lançai fora os demónios. Dai de graça o que de graça recebestes. Não leveis nos vossos cintos nem ouro, nem prata, nem dinheiro, nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão; porque o operário tem direito ao seu alimento. «Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, informai-vos de quem há nela digno de vos receber, e ficai aí até que vos retireis. Ao entrardes na casa, saudai-a, dizendo: “A paz seja nesta casa”. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela a vossa paz; se não for digna, a vossa paz tornará para vós.

Mt 10, 7-13