Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 19 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta de oração diária, pessoal e familiar, para cada dia.

1º Dia do Estado de Emergência. Solenidade de São José

Por uma feliz coincidência, que é certamente providencial, o primeiro dia em que está em vigor, em todo o território português, o estado de emergência é o dia de São José.

Segundo o Evangelho segundo São Mateus, as primeiras palavras dirigidas ao esposo de Maria, são: “José, filho de David, não tenhas receio …” (Mt 1, 16-24). O esposo de Maria não podia compreender a gravidez de sua mulher e, por isso, tinha pensado deixá-la, sem contudo a difamar.

Ante uma realidade mundial e nacional que também não podemos entender, surgem as tentações da fuga e do medo. A fuga pode acontecer pela negação da realidade, fingindo que nada está a acontecer. O medo pode resultar da impotência em relação a uma pandemia mundial que já ceifou tantas vidas e para a qual ainda não há cura.

São José, ante uma grande dificuldade que o superava, não fugiu, nem ficou inactivo. Ouviu o que Deus tinha para lhe dizer e confiou na Sua Palavra. Recebeu Maria e, com ela, Jesus.

Este é também um tempo de oração e de mais dedicação à família. Com Deus e juntos, venceremos todas as pandemias, se também soubermos vencer o medo com a oração e a prática da caridade.

Intenções para os mistérios luminosos do Rosário de Nossa Senhora:

1º - O Baptismo de Jesus no Jordão. Rezemos por todos os doentes, para que não lhes falte a ajuda de Deus, nomeadamente o Sacramento da Santa Unção.

2º - A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná. Foi por intercessão de Maria que Jesus fez o seu primeiro milagre. Maria esteve também junto do seu Filho na hora da sua morte. Que Nossa Senhora socorra todos os agonizantes, por quem rezamos de forma especial nestas dez Avé-Marias.

3º - O anúncio do Reino de Deus como convite de Jesus à conversão. Logo que Nosso Senhor deu início à sua pregação, foram muitos os que encontraram nas suas palavras o alento de que careciam. Aproveitemos estas circunstâncias para ler e meditar, se possível em família, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

4º - A Transfiguração de Jesus. Convinha que Aquele que iria morrer na Cruz, se manifestasse na sua glória, como Filho unigénito que é de Deus Pai. Que todos os nossos irmãos, sobretudo os que mais sofrem a solidão, se saibam e sintam filhos de Deus.

5º- A instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal. Agradeçamos ao Senhor este grande dom, pedindo a Jesus sacramentado que O saibamos amar e receber com a pureza, humildade e devoção de Nossa Senhora, que foi concebida imaculada para poder ser sua santíssima Mãe.

Para ler e partilhar!
Obrigado e até amanhã, se Deus quiser! Com amizade,

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Ide a José e encontrareis Jesus

Ama muito S. José, quer-lhe com toda a tua alma, porque é a pessoa que, com Jesus, mais amou Santa Maria e quem mais conviveu com Deus: quem mais o amou, depois da Nossa Mãe. Merece o teu carinho e convém-te dar-te com ele, porque é Mestre de vida interior e pode muito ante Nosso Senhor e ante a Mãe de Deus. (Forja, 554)

José foi, no aspecto humano, mestre de Jesus; conviveu com Ele diariamente, com carinho delicado, e cuidou dele com abnegação alegre. Não será esta uma boa razão para considerarmos este varão justo, este Santo Patriarca, no qual culmina a Fé da Antiga Aliança, Mestre de vida interior? A vida interior não é outra coisa senão o convívio assíduo e intimo com Cristo, para nos identificarmos com Ele. E José saberá dizer-nos muitas coisas sobre Jesus. Por isso, não deixeis nunca de conviver com ele; ite ad Joseph, como diz a tradição cristã com uma frase tomada do Antigo Testamento.

Mestre da vida interior, trabalhador empenhado no seu trabalho, servidor fiel de Deus em relação contínua com Jesus: este é José. Ite ad Joseph. Com S. José o cristão aprende o que é ser Deus e estar plenamente entre os homens, santificando o mundo. Ide a José e encontrareis Jesus. Ide a José e encontrareis Maria, que encheu sempre de paz a amável oficina de Nazaré. (Cristo que passa, 56)

A Igreja inteira reconhece S. José como seu protector e padroeiro. Ao longo dos séculos tem-se falado dele, sublinhando diversos aspectos da sua vida, sempre fiel à missão que Deus lhe confiara. Por isso, desde há muitos anos, me agrada invocá-lo com um título carinhoso: Nosso Pai e Senhor.

S. José é realmente Pai e Senhor, protegendo e acompanhando no seu caminho terreno aqueles que o veneram, como protegeu e acompanhou Jesus enquanto crescia e se fazia homem. (Cristo que passa, 39)

São Josemaría Escrivá 

São José, o Santo Patriarca com o Menino nos braços