Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 14 de março de 2017

Reflexões Quaresmais

Quaresma – 13ª Reflexão

Veio ao meu coração a Tua chamada de atenção: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária.»
Com um sorriso meigo, dizes-me:
Pois é, meu filho, já reparaste quantas coisas queres fazer? Em quantas actividades te desdobras? Até poderás ter tempo para todas elas, e até, se aproveitares os dons que te dei, poderás responder a todas elas com benefícios.
Mas quanto tempo dedicas a escutar-Me? Quanto tempo dedicas a entrar no silêncio do Teu coração, sentares-te a Meus pés e escutares o que Eu tenho para te dizer sobre a Tua vida e sobre todas essas actividades?
É que sem isso, meu filho, as muitas actividades que fazes serão muito mais tuas do que Minhas, e assim sendo não darão os frutos que poderiam dar.
Não te esqueças: «Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»
Olho-Te com os olhos cansados, abro-Te as minhas mãos e entrego-me.
E peço-Te humildemente:
Ajuda-me, Senhor, a escutar-Te em cada momento e em cada coisa que me é dada fazer.
Ensina-me, Senhor, a entrar no silêncio e a ficar ali, calado, de coração e mente abertas à Tua voz, ao teu amor, a tudo o que tens para me dizer.
Leva-me, Senhor, a buscar de Ti o amor que devo colocar em tudo o que faço, porque só no Teu amor os frutos acontecem, para Tua glória e para nosso bem.
Calo-me, Senhor, com um imenso obrigado!

Monte Real, 23 de Fevereiro de 2016

Joaquim Mexia Alves na sua página no Facebook

VIA SACRA

III estação

Jesus cai pela primeira vez
   
Nós Vos adoramos e bendizemos oh Jesus!

Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

É demais para as Tuas forças, o peso dessa Cruz que Te esmaga.

Tu, o meu Senhor e o Meu Deus, que caminhaste sobre as águas, que Te elevaste ao Céu transfigurado, não podes mais e cais por terra!

Como pode tal coisa estar a acontecer?!

Como é possível que ninguém se mova e Te ajude, Senhor meu, a levantares-te?!

Na curta caminhada que fizeste, cada passo foi um tormento doloroso em extremo e quase se não acredita que foste capaz.

Tantos pecados que fui e vou cometendo, vão aumentando o peso desse madeiro, a ponto de já o não suportares e caíres esgotado.

E Tu, Senhor, apesar de tudo, perdoas-me e o Teu perdão permite aliviar um pouco o peso sobre os Teus ombros; consegues levantar-te e, vacilando, seguir no Teu fantástico caminho para a Glória.

Percebo o Teu exemplo, Mestre adorado, também eu devo levantar-me; não importa o peso dos pecados que me atiram a terra, tenho de levantar-me e seguir em frente, levando a minha Cruz.

Porem, fraco como sou, nada conseguirei sem a Tua ajuda.

Perdoa-me Senhor, pedir-te ajuda quando estás aí, por terra, esmagado por essa Cruz tremenda, mas, eu sei que é isso mesmo que Tu esperas ansiosamente: que eu Te peça ajuda, conforto, ânimo, determinação para seguir em frente, arrependendo-me dos meus pecados.

Com a alegria que Te dará este meu comportamento, a Tua Cruz torna-se mais leve e não sofrerás tanto.

Faço o propósito de ter presente esta Tua queda que os meus pecados provocaram.

Espero e peço que, esta lembrança, me ajude a evitá-los.

Ajuda-me Senhor, a conseguir esta disposição bem viva na minha alma, para Tua satisfação e minha salvação eterna.

PN, AVM, GLP. 

Senhor: Tem piedade de nós

QUARESMA 2017

Sem desfalecer continuo o caminho pelo deserto da Quaresma.

Sempre ao encontro de Cristo em mim, para que o Espírito Santo me vá mostrando caminho no amor do Pai.

A pedra que aparece no meu caminho, tem escrito: Fazer!

O “outro”, pressurosamente, diz-me ao ouvido para não me preocupar, porque eu já faço tanto.
Preocupa-me sim, que ele me queira convencer disso mesmo, por isso sento-me na pedra e reflicto.

Realmente, penso eu, já faço tanto, já estou envolvido em tantas coisas na Igreja.
Será que não faço demasiadas coisas em detrimento de outras mais importantes, ou seja, mais da vontade de Deus para mim? Não terei eu, por vezes, um excesso de activismo?
Darei eu a atenção necessária à família que Deus me deu, por exemplo?
Quando estou cansado, esse cansaço reflecte-se mais em quê? Naquilo que faço em Igreja ou naquilo que devia fazer em família?
Não é a família “igreja doméstica”?

E este “fazer”, traz sempre também o “não fazer”, ou seja, a desculpa fácil que eu não faço mal, não roubo, não mato …
Mas faço eu o bem?
Que gostaria Deus que os outros vissem em mim: Aquele que não faz mal a ninguém, ou aquele que faz o bem sem olhar a quem?

Tanto para fazer, meu Deus!

Ah, Senhor, obrigado por me teres feito sentar nesta pedra do “fazer”, da qual me queres levantar para prosseguir caminho.

Ajuda-me a perceber e a viver que o “fazer” em Teu Nome, é muito mais importante do que o “não fazer” rotineiro, pois essa é a Tua vontade.

Monte Real, 14 de Março de 2017

Joaquim Mexia Alves

São Josemaría Escrivá nesta data em 1931

Anota este pensamento: “Que pouco é uma vida para oferecê-la a Deus!... E se essa vida for a de um burrinho…, e de um burrinho sarnento!! Apesar de tudo espero grandes coisas deste ano de 1931”

Fazer o bem sem esperar nada em troca (legendado)

O Evangelho do dia 14 de março de 2017

Então, Jesus falou às multidões e aos Seus discípulos, dizendo: «Sobre a cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Observai, pois, e fazei tudo o que eles vos disserem, mas não imiteis as suas ações, porque dizem e não fazem. Atam cargas pesadas e impossíveis de levar, e as põem sobre os ombros dos outros homens, mas nem com um dedo as querem mover. Fazem todas as suas obras para serem vistos pelos homens. Trazem mais largas as filatérias, e mais compridas as franjas dos seus mantos. Gostam de ter os primeiros lugares nos banquetes, e as primeiras cadeiras nas sinagogas , das saudações na praça, e de serem chamados rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar rabis, porque um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. A ninguém chameis pai sobre a terra, porque um só é o vosso Pai, O que está nos céus. Nem façais que vos chamem mestres, porque um só é o vosso Mestre, Cristo. Quem entre vós for o maior, seja vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. 

Mt 23, 1-12