Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 25 de outubro de 2020

Hora de Inverno (Portugal) às duas da manhã atrase o seu relógio uma hora


Henrique V há 605 anos no dia de São Crispim que hoje se celebra

Se estamos destinados a morrer, somos suficientes para o luto do nosso país. E se vivermos, quanto menos formos, maior a honra. Por amor de Deus, não desejo nem mais um homem! Aquele que não tiver estômago para esta luta pode partir. O seu passaporte será feito e moedas para a viagem colocadas no seu bolso. Nós não morreremos na companhia daquele que receie morrer connosco.
Hoje, é dia de São Crispim. E aquele que sobreviver a este dia e regressar a casa levantar-se-á sempre que este dia for chamado. Ele, que sobreviva a este dia e chegue à velhice, irá anualmente cear com os seus vizinhos e dizer-lhes: amanhã é dia de São Crispim. E arregaçando as mangas, mostrará as cicatrizes e dirá: estas são as minhas feridas de São Crispim.
Os homens velhos esquecem que tudo será esquecido, mas ele lembrar-se-á de tudo o que fez neste dia: os nossos nomes, familiares à sua boca como lemas de uma casa, relembrados por cada taça fresca e brindada.
Esta é a história que um homem bom ensinará ao seu filho.
O dia de São Crispim irá de hoje até ao fim do mundo, mas nós, nele, seremos lembrados. Nós poucos, nós felizmente poucos. Nós irmãos de armas. Porque aquele que derramar o seu sangue comigo será meu irmão, podendo ser tão cruel que este dia apaziguará a sua condição.
Os senhores em Inglaterra, agora a dormir, pensar-se-ão depois amaldiçoados por não estarem aqui. E tomarão a sua coragem como pouca cada vez que ouvirem alguém dizer-lhes: eu estive lá com eles, no dia de São Crispim.
William Shakespeare traduzido por Sebastião Bugalho