Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Um Menino nasceu para nós

Muitos dizem que a maior alegria desta vida é o nascimento de uma criança. É algo extraordinário que transforma todos aqueles que a rodeiam: mãe, pai, irmãos, avós, amigos, vizinhos. Desencadeia grandes energias, que pareciam já não existir, e ajuda a superar fadigas “invencíveis”: cansaço, incómodos, noites sem dormir.

Assim é o Natal!

O nascimento de Jesus é um acontecimento extraordinário que nos permite renascer espiritualmente todos os anos. No Menino deitado na manjedoura encontramos força para superar todas as provações que se possam apresentar na nossa vida.

«Um Menino nasceu para nós, um filho nos foi dado”, diz-nos o profeta Isaías (Is 9, 5). Sim, Jesus nasce para cada um de nós. O Filho de Deus por Natureza vem para nos tornar filhos de Deus pela graça.

Deus vem como Filho a este Mundo, criado por Ele, para nos transformar todos em filhos de Deus e herdeiros do Céu. 

Este é o ponto de partida de cada renascimento espiritual que estamos chamados a realizar na nossa vida e que se torna mais fácil fazer na Noite de Natal: reconhecermo-nos de verdade filhos de Deus, amados infinitamente pelo Pai que está nos Céus.

Parafraseando umas palavras do Papa Francisco numa Noite de Natal: És, Tu, Jesus, o Filho que me torna filho. Amas-me como sou, não como gostaria de ser. Abraçando-Te, Menino, reabraço a minha própria vida com todas as suas misérias e limitações. Tu que vens para me salvar, ensina-me a ser instrumento nas tuas Mãos para salvar os outros. Tu que nunca me deixas só, ajuda-me a não deixar ninguém sozinho porque, a partir desta Noite, todos somos irmãos, filhos de um mesmo Pai.

Um Santo Natal, para todos!
Pe. Rodrigo Lynce de Faria

S. Pedro Canísio, presbítero, Doutor da Igreja, †1597

Nasceu em 1521, em Nimega (Holanda). Estudou em Colónia e entrou na Companhia de Jesus. Foi ordenado sacerdote em 1546. Destinado à Alemanha, trabalhou denodadamente na defesa da fé católica com seus escritos e pregação. Publicou numerosas obras, entre as quais se destaca o seu Catecismo. Morreu em Friburgo (Suíça), no ano de 1597.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Carta a Jesus

Querido Jesus,

Ainda não nasceste e eu anseio a Tua vinda, ponho-Te na janela, no presépio, mas aonde já estás realmente é no meu coração. Dizem que nasceste pobre, pobre segundo a nossa estrita visão terrena, mas sendo Filho de Deus, da Virgem Santíssima e do grande Patriarca José e sendo o próprio Deus na Sua segunda pessoa, a Tua riqueza espalhou-se instantaneamente, dos pastores aos Reis Magos, mas sobretudo a toda a humanidade que Te acolheu.

Queridíssimo Jesus, a que maior riqueza poderei ambicionar senão deixar-Te reinar em mim, vinde pois ocupar o lugar que por direito Te pertence, Rei do Universo, mas perdoa-me se Te prefiro como Menino e Bom Pastor, como Luz da minha alma. Desculpa-me, mas são tantas as coisas que gostaria de Te dizer, que as tenho de guardar para as nossas amenas conversas, em que me abro conTigo e Tu me guias.

Bem-haja por tudo o que és e nos ofereces e ajuda-nos como fizeste com Paulo pela mão de Ananias, cura-nos das nossas cegueiras.

Até já nas nossas conversas a dois!

JPR

São Pedro Canísio, modelo de pregador e testemunha cristã

O anúncio cristão, e o ministério dos padres e fiéis, “é incisivo e produz nos corações frutos de salvação, só se o pregador for testemunha pessoal de Jesus e souber ser instrumento de vida moral, através da oração incessante e do amor; isto vale para qualquer cristão que queira viver com empenho e fidelidade a sua adesão a Cristo”. Considerações do Papa Emérito Bento XVI, na audiência geral de quarta-feira dia 09.02.2011, dedicada a São Pedro Canísio (1521-1597), “doutor da Igreja”, jesuíta holandês que actuou sobretudo na Alemanha, nos tempos da Reforma protestante.

“A vida cristã não cresce – sublinhou o Papa Emérito – se não for alimentada pela participação na liturgia e pela oração pessoal quotidiana, pelo contacto pessoal com Deus: no meio das mil actividades e dos múltiplos estímulos do dia a dia, é necessário encontrar cada dia momentos de recolhimento perante o Senhor, para O escutar e falar com Ele” – recomendou.

Bento XVI explicou as características de pregador de São Pedro Canísio, cujos catecismos formaram gerações e gerações de católicos, ao longo de séculos. “Em tempos de fortes contrastes confessionais (observou), ele evitava asperezas e a retórica da ira”, expondo a doutrina o mais possível numa linguagem bíblica e sem tons polémicos. Revelando um amplo e penetrante conhecimento da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja, as obras de São Pedro Canísio, de uma austera espiritualidade, visavam propor simplesmente os conteúdos da fé católica, revitalizando a fé da Igreja.

(Bento XVI - Audiência geral de 09-II-2011)