Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Por que será? Talvez os inimputáveis cortes na saúde possam dar a voz e assumirem-se!

Segundo as estatísticas demográficas do INE divulgadas hoje
O número de mortes aumentou 4,6 por cento, passando de 102.848 em 2011 para 107.612 em 2012.

Da totalidade de óbitos, 68,8 por cento ocorreram em pessoas com idades iguais ou superiores a 75 anos (66,8 por cento em 2011).

A taxa bruta de mortalidade passou de 9,7 óbitos por mil habitantes, em 2011, para 10,2 óbitos por mil habitantes, em 2012 e a taxa de mortalidade infantil foi de 3,4 óbitos por mil nados vivos, subindo ligeiramente face a 2011 (3,1 óbitos por mil nados vivos).

(Fonte: ‘Diário Digital’ AQUI)

29Out 18h: Prof. José Tolentino Mendonça e Drª isabel Galriça Neto apresentam "Velai Comigo"


Auditório A1, no Edificio Norte da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa
(o mais antigo da católica, não o da biblioteca João Paulo II, não o da faculdade de economia...)


A COMUNHÃO DOS CASAIS EM “SITUAÇÕES ESPECIAIS”

Depois dos vários textos sobre as “situações especiais” dos casais divorciados e “recasados”, cabe uma palavra de confiança, uma palavra de fé.

Não vamos analisar novamente os textos aqui publicados, mas vamos tentar “mostrar” caminho que os casais que vivem essas situações podem fazer, vivendo a Igreja, em Igreja, sendo Igreja.

Sabemos pela experiência, (e também por experiência própria), que uma, (ou talvez a maior), das dificuldades que se lhes apresentam, é o facto de não poderem comungar o Corpo e Sangue do Senhor, na hóstia consagrada.
É realmente um “peso” grande que vivem estes casais, e que compreensivelmente os incomoda e por vezes até revolta de algum modo.
Obviamente, falamos, dos casais nessas situações que querem viver a fé em Igreja e em comunhão de Igreja.

Poderíamos escrever sobre as diversas condições que a cada um se apresentam, (pois sabemos bem que cada caso é um caso), mas vamos apenas reflectir sobre a generalidade desta situação, que impede doutrinalmente a comunhão eucaristica aos casais nestas situações.
Não vamos também escrever sobre as razões de tal impedimento, até porque as mesmas já foram de alguma forma explicadas nos textos anteriormente publicados.

Ora se aos casais referidos é vedada a comunhão eucarística, não é de modo nenhum vedada a participação/celebração na Eucaristia, nem a sua participação construtiva e activa em Igreja e na Igreja.
Estes casais, ao participarem/celebrarem a Eucaristia, podem e devem, na altura da comunhão eucarística, fazer a sua comunhão espiritual.
E esta comunhão espiritual, bem vivida e participada, tem um valor intenso e os seus frutos são também visíveis na vida daqueles que a praticam.

A comunhão espiritual pressupõe, ou melhor deve conter, três elementos que lhe são essenciais:

1 – O desejo de se alimentar de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que assim se quis dar ao homem como alimento divino.
Ao desejar a comunhão como alimento divino, aqueles que vivem esta forma de comunhão vivem um intenso acto de desejo de Deus, de Jesus Cristo.
E «quem procura, encontra»!
Não podemos nós adorar a Deus, mesmo sem estarmos frente ao sacrário ou numa igreja?
Não é fruto do nosso profundo desejo de Deus essa adoração?
E não acreditamos nós que Ele não deixa de nos ouvir, que Ele não deixa de nos acompanhar, que Ele não deixa de se unir a nós, se esse é o nosso profundo desejo em «espírito e verdade»?

2 – É uma vivência da fé, porque aqueles que vivem esta forma de comunhão acreditam profundamente que Jesus Cristo está presente na hóstia consagrada e como tal, crêem no Mistério maior da nossa fé.
Não O podem ver, mas Ele é-lhes mostrado com os “olhos” da fé, e portanto, torna-se presente naquele acto de profundo desejo de Deus, quase podendo afirmar que ainda somos mais atraídos por Ele e para Ele.
Não acreditamos nós que Jesus Cristo se faz realmente presente na consagração das espécies, na Eucaristia?
E no entanto não O tocamos, não O vemos, mas se n’Ele acreditamos, também com Ele vivemos e d’Ele nos alimentamos, ainda que seja espiritualmente.

3 – É assim também, porque O desejamos, porque n’Ele acreditamos, um acto de amor.
Um acto de amor não só ao nosso Deus, mas também um acto de amor aos nossos irmãos, porque neste desejo de Deus provocado pelo amor, vem sempre um desejo de amar os outros como Ele nos ama.

Reparemos que mesmo a anteceder a comunhão, todos dizemos a frase do centurião: «Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e eu serei salvo.»
O centurião acreditou, mesmo sem a presença física de Jesus junto do seu servo!
E diz-nos o Evangelho que Jesus Cristo ficou admirado com a fé daquele homem!
E diz-nos ainda que o servo ficou curado!

Os frutos da comunhão espiritual são por demais evidentes e ainda mais se nos lembrarmos que não há verdadeira comunhão eucarística se não houver ao mesmo tempo comunhão espiritual.

Mas há ainda um fruto da comunhão espiritual que gostaríamos de deixar para reflexão, e que é a obediência, o acto de obedecer à Doutrina que a Igreja nos ensina.

Obediência é hoje uma palavra mal vista, quase como um sinónimo de fraqueza, quando afinal a obediência é um extraordinário acto de humildade, de maturidade e de entrega.
E ainda mais, porque esta obediência em Igreja e na Igreja, é um profundo acto de amor a Deus e à Igreja que Ele mesmo quis instituir para nos guiar.
E o caminho da obediência torna-nos dóceis à vontade de Deus e à Doutrina da Igreja, e, sendo dóceis por amor, encontramos nessa docilidade obediente a alegria de nos sabermos filhos de Deus, membros da Igreja, testemunhas de Cristo, mesmo apesar das “situações especiais” que possamos viver.
E nesse testemunho de obediente alegria, ajudamos os outros que estejam na mesma situação a perceberem que o caminho que a Igreja nos propõe, é o caminho de Deus, rico de amor e misericórdia, que se faz presente naqueles e para aqueles que O procuram de todo o coração.

Sou testemunha na minha vida daquilo que aqui escrevi.

Marinha Grande, 16 de Outubro de 2013

Joaquim Mexia Alves AQUI

Nota:

Na sequência de vários documentos da Igreja, (sobre as situações especiais vividas por casais), publicadas no "Grãos de Areia", boletim da paróquia da Marinha Grande, foi publicado este meu texto no número do boletim saído este fim de semana.

Difícil é fazer bem (excerto escrito há um ano e plenamente atual)

Vivemos tempos dolorosos, com Portugal enfrentando desafios históricos. São compreensíveis discussões, protestos, até tumultos. Apesar disso, alguns extremos verbais de pessoas responsáveis degradam o debate político. Compreende-se a irritação, mas espanta a falta de sensatez e nível democrático. Precisamente porque o momento é doloroso tem de haver recato.
(…)
Cada um tem as opiniões que quiser, e em tempos dolorosos elas tendem a extremar-se. Apesar disso surpreende a falta de sensibilidade a alguns pontos elementares. Os economistas que zurzem tão violentamente a orientação do Governo conhecem como poucos a situação delicada em que o país se encontra. Sabem perfeitamente como é mínima a margem de manobra que nos é permitida. A condição do actual ministro das Finanças é a mais limitada e restrita de todos detentores do cargo nas últimas décadas, precisamente por causa dos erros cometidos nessas décadas.

O Orçamento em discussão nasce totalmente espartilhado, preso ao Memorando de Entendimento, que foi concebido, não por forças maléficas, mas pelos nossos parceiros europeus e pela instituição mundial mais experiente em ajustamento de economias. A reestruturação é indispensável e inevitavelmente dolorosa. O compromisso assinado, vinculativo em termos nacionais e aceite pelas forças políticas responsáveis, exigia um défice de 3% em 2013. Na última revisão o limite foi ajustado para 4.5%, concedendo na prática mais um ano de folga ao país.

Compreende-se a irritação dos ex-ministros, mas lamenta-se a falta de comedimento e autocontrolo. Eles próprios ouviram no seu tempo frases desse tipo, mas nunca na boca de antecessores. A sua experiência ensinou-lhes como a retórica exagerada pode ser devastadora. Têm consciência que expressões como as que disseram, não contribuindo em nada para resolver as dificuldades, ajudam pelo contrário a aumentar a animosidade, incerteza e desequilíbrio nacionais. Críticas há muitas, e até há alternativas. São é piores. Todas as soluções passam por pedir renegociação das condições, o que manifesta não haver escolha.

A discordância é saudável e o debate democrático. Mas quando as coisas serenarem, será difícil entender como pessoas responsáveis sugeriram revoluções violentas, assassinatos políticos ou que o Orçamento nos mata a todos. É tão fácil dizer mal. Difícil mesmo é fazer bem.

João César da Neves in DN online em 2012 AQUI

Maria (3)

N. Sra. do Amor Formoso
Campus Univ. de Navarra
«Porque o “sim” de Maria é tão imaculado e perfeito, a sua imitação e veneração não constitui qualquer espécie de espiritualidade separada. É o contrário que há que dizer: nenhuma espiritualidade aprovada na Igreja pode permitir-se chegar a Deus passando ao lado deste modelo de perfeição cristã e não sendo também mariana.»

(Hans Urs von Balthasar in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

Ser o fermento na massa

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja 
Homilias sobre os Actos dos Apóstolos, n° 20


Haverá coisa mais ridícula que um cristão que não se preocupa com os outros? Não tomes como pretexto a tua pobreza: a viúva que colocou duas moedas na caixa das esmolas do Templo (Mc 12,42) insurgir-se-ia contra ti; assim como Pedro, que dizia ao coxo: «Não tenho ouro nem prata» (At 3,6); e Paulo, que era tão pobre que muitas vezes passava fome. Não recorras à tua condição social, pois os apóstolos também eram humildes e de baixa condição. Não invoques a tua ignorância, porque eles eram homens iletrados. Mesmo que fosses escravo ou fugitivo, poderias sempre fazer o que depende de ti. Foi o que sucedeu com Onésimo, que é elogiado por Paulo (Flm; Col 4,9). A tua saúde é frágil? Também a de Timóteo o era. Sim, independentemente do que somos, todos podemos ser úteis ao nosso próximo, se quisermos verdadeiramente fazer o que está dentro das nossas possibilidades.

Vês como as árvores da floresta estão vigorosas, belas, elegantes? E no entanto, nos nossos jardins, preferimos árvores de fruto ou oliveiras cobertas de frutos. Belas árvores estéreis […], tal como os homens que apenas têm em conta os seus próprios interesses. […]

Se a levedura não faz levedar a massa, não é verdadeiro fermento. Se um perfume não inebria os que se aproximam, poderemos dizer que é um perfume? Não digas que é impossível exercer boa influência nos outros porque, se és verdadeiramente cristão, é impossível que não aconteça nada; isso faz parte da própria essência do cristão. […] Seria tão contraditório dizer que um cristão não pode ser útil ao seu próximo como negar ao sol a possibilidade de iluminar e aquecer.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 29 de outubro de 2013

Dizia também: «A que é semelhante o reino de Deus; a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta; cresceu, tornou-se uma árvore, e as aves do céu repousaram nos seus ramos». Disse outra vez: «A que direi que o reino de Deus é semelhante? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até que tudo ficasse levedado».

Lc 13, 18-21