Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

«Não terei outros deuses diante de mim»

Locutor: O primeiro dos Dez Mandamentos – «Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas» –, proíbe a idolatria, que consiste em divinizar o que não é Deus. O que é um «deus», no plano existencial? É aquilo que está no centro da minha vida e do qual depende tudo o que faço e penso. O ser humano não consegue viver sem estar centrado em qualquer coisa. Qual é então o meu Deus? É o Deus-Amor Uno e Trino ou a minha imagem, o meu sucesso pessoal, a minha carreira? Não faltam ídolos... Como se chega à idolatria? Primeira fase: um certo objeto, um sonho ocupa-nos a cabeça até ao ponto de se tornar uma fixação, uma obsessão; por exemplo, considerar o carro, o telemóvel ou a carreira como o meio para me realizar, dando resposta às minhas necessidades essenciais. Então falo disso, penso nisso e tudo passa a estar em função de tal objetivo. Numa segunda fase: prostramo-nos diante do ídolo e sacrificamos-lhe tudo. Na antiguidade, faziam-se sacrifícios humanos aos ídolos, mas hoje também: pela carreira, sacrificam-se os filhos, transcurando-os ou nem os gerando sequer; as estruturas económicas, para ter maiores lucros, sacrificam vidas humanas. E assim se chega à terceira fase: servi-los. Prometem a felicidade mas não a dão e acabamos por viver à espera dum resultado que nunca chega: é como uma voragem que me engole vivo. Os ídolos prometem vida, quando, na realidade, a tiram; o Deus verdadeiro não pede a vida, mas concede-a. O Deus verdadeiro não pede filhos, mas entrega o seu Filho por nós. O Deus verdadeiro não oferece uma projeção do nosso sucesso, mas ensina a amar. Os ídolos lançam hipóteses de futuro e fazem desprezar o presente; o Deus verdadeiro ensina-nos a viver na realidade de cada dia.

Santo Padre:
Cari amici di lingua portoghese, che oggi prendete parte a quest’incontro: grazie per la vostra presenza e soprattutto per le vostre preghiere! Saluto tutti voi, in particolare i membri delle Equipes de Nossa Senhora di Mogi da Cruzes e gli accoliti portoghesi guidati dal Vescovo José Cordeiro, incoraggiandovi a scommettere sui grandi ideali di servizio, che allargano il cuore e rendono fecondi i vostri talenti. Fidatevi di Dio, ad imitazione della Vergine Maria.

Locutor: Queridos amigos de língua portuguesa, que hoje tomais parte neste Encontro: Obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! A todos saúdo, especialmente aos membros das Equipes de Nossa Senhora de Mogi das Cruzes e aos acólitos portugueses guiados pelo Bispo D. José Cordeiro, encorajando-vos a apostar em ideais grandes de serviço, que engrandecem o coração e tornam fecundos os vossos talentos. Confiai em Deus, como a Virgem Maria.

Evangelho do dia 1 de agosto de 2018

«O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que, quando um homem o acha, esconde-o e, cheio de alegria pelo achado, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas preciosas e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende tudo o que tem e a compra.

Mt 13, 44-46