Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Não faz falta «usted»


Esta semana, fez escala em Lisboa um amigo que não via há muito tempo e tem a sorte especial de ser argentino (com ascendentes portugueses) e de ser amigo de longa data do Papa Francisco, já antes de ele ser Papa. Quando se reencontraram, depois da eleição, comentou-lhe «Santo Padre, agora tenho de passar a tratá-lo por “usted”, por respeito para com o Papa». «Não! Continuamos a tratar-nos por tu» – e assim ficou.

A partir daqui, é fácil compreender a quantidade de histórias que me contou no serão. Julgo que qualquer católico que tivesse ouvido aquela conversa teria reforçado ainda mais o sentido de proximidade que todos em relação ao Papa. Estamos muito unidos pela fé, mas isso não tira o interesse por conhecer histórias concretas. Pelo contrário! Tocou-me especialmente aqueles episódios que mostram a preocupação de Francisco pela salvação de cada pessoa.

Por exemplo, um dia, Francisco disse ao meu amigo que tinha recebido uma carta a contar que alguém não se decidia a reconciliar-se com Deus a não ser que se pudesse confessar com o Papa. O meu amigo foi encarregado de fazer o contacto e, realmente, o sujeito em causa apanhou o avião com a família e apresentou-se no Vaticano para o Papa o confessar.

Outra vez, uma senhora estava um pouco aborrecida e o Papa telefonou-lhe directamente: «Sou Francisco,..». 
A tal senhora nunca mais teve mau humor. Muitos outros telefonemas têm esta marca da preocupação evangelizadora do Papa, quebrando as barreiras para chegar directamente a cada pessoa. Mais ainda com os sacerdotes. A um padre que estava surpreendido por o Papa o receber (tinha pedido uma audiência, mas pensava que fosse impossível), Francisco comentou: só não recebo um padre que pede para falar comigo se me for completamente impossível.

Também ouvi histórias mais antigas, dos tempos de Buenos Aires. O jovem Jorge Bergoglio teve de sofrer uma intervenção cirúrgica em que lhe tiraram meio pulmão. Naquela situação muito dolorosa, uma freira disse-lhe no hospital algo que lhe transformou a vida: «Jorge, estas dores são a oportunidade de te unires ao sofrimento de Jesus Cristo na sua Paixão!». Esta frase revelou-lhe o sentido de toda a sua vida, a começar por aqueles momentos amargurados, que se encheram de valor. Os problemas resultantes daquela intervenção cirúrgica perduram até hoje e também o agradecimento àquela freira que, com uma frase tão curta, lhe marcou a vida inteira.

Naquele serão, sucederam-se os momentos sérios com episódios surpreendentes. Um dia em que estava com Francisco, apareceu um padre finlandês. Francisco pediu muito aos dois que rezassem por ele e os dois comprometeram-se a tomar a peito essa responsabilidade, mas o finlandês atreveu-se a acrescentar que não estava totalmente de acordo com o Papa. «De que é que discorda?» «O Santo Padre diz que vem do fim do mundo, mas o fim do mundo não é a Argentina, é a Finlândia». «É que há dois fins do mundo!», respondeu o Papa. A brincadeira passou ao relato das conversões que se estão a dar naquelas terras frias e maravilhosas do fim do mundo da Finlândia.

A devoção de Francisco a S. José, confiando-lhe as dificuldades tão graves da Igreja dos nossos dias, a sua devoção a Nossa Senhora, a cuja intercessão recorre antes de cada viagem (foi agora rezar à basílica de Santa Maria Maior antes de partir para a Roménia, onde se encontra agora)...

Que serão fantástico!
José Maria C.S. André

Embora seja noite

Bem eu sei a fonte que mana e corre,
Embora seja noite.

Aquela eterna fonte não a vê ninguém
E bem sei onde é e donde vem,
Embora seja noite.

Não sei a fonte dela, que não há,
Mas sei que toda a fonte vem de lá,
Embora seja noite.

Não pode haver, eu sei, coisa tão bela
E céus e terra beleza bebem dela,
Embora seja noite.

Porque não pode ali o fundo achar,
Eu sei que ninguém a pode atravessar,
Embora seja noite.

A claridade sua não escurece
E sei que toda a luz dela amanhece,
Embora seja noite.

Tão caudalosas são suas correntes
Que regam céus, infernos e as gentes,
Embora seja noite.

E desta fonte nasce uma corrente
E bem sei eu que é forte e omnipotente,
Embora seja noite.

E das duas a corrente que procede
Sei que nenhuma delas a precede,
Embora seja noite.

E esta eterna fonte está escondida
Em este vivo pão a dar-nos vida,
Embora seja noite.

Aqui está a chamar as criaturas
Que bebem desta água, e às escuras,
Porque é de noite.

Esta viva fonte que desejo,
Em este pão de vida, aí o vejo,
Embora de noite.

(Hino Breviário)

Evangelho do dia 31 de maio de 2019

Naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Donde a mim esta dita, que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão-de cumprir as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor». Então Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade da Sua serva. Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão ditosa, porque o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas. O Seu nome é Santo, e a Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. Depôs do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e aos ricos despediu de mãos vazias. Tomou cuidado de Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia; conforme tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou com Isabel cerca de três meses; depois voltou para sua casa.

Lc 1, 39-56