Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Igreja de Santa Maria da Vitória de Praga


Depois da cerimónia de boas-vindas de Bento XVI no aeroporto de Praga, a primeira etapa do Santo Padre será a Igreja de Santa Maria da Vitória, onde pronunciará um discurso diante dos fiéis.

Esta Igreja, erigida entre 1611 e 1613 pelos luteranos alemães, foi reconstruída depois da Vitória do exército da Liga Católica sobre os rebeldes protestantes, durante a Guerra dos 30 anos. O triunfo imperial na sangrenta “Batalha da Montanha Branca” foi de facto atribuída à intercessão de Santa Maria da Vitória, de modo que se decidiu consagrar novamente uma igreja em sua homenagem.

O edifício tem forma de cruz e abriga uma grande colecção de pinturas da Montanha Branca que representam a Igreja triunfante, obra do famoso artista Cosmas Damian Asam.

A Igreja de Santa Maria da Vitória de Praga, situada no bairro de Mála Strana, é famosa em todo o mundo porque custodia a imagem do Menino Jesus, trazida da Espanha pela princesa Polyxena Lobkowicz, que a havia recebido como presente de casamento para, depois, confiá-la em 1628 à ordem dos padres Carmelitas Descalços, no convento de Santa Maria da Vitória.

A imagem foi logo acolhida com grandes honras e a sua presença permitiu ao convento sobreviver às repetidas invasões. Além disso, foram-lhe atribuídos inúmeros fenómenos milagrosos, entre os quais a salvação da cidade por ocasião de um assédio dos suecos. A sua fama percorreu o mundo, a ponto de ser possível admirar reproduções da imagem em muitos países.

Na origem da história da imagem está a aparição do Menino Jesus a um carmelita que queria ardentemente criar uma imagem que encarnasse a beleza de Cristo. A seguir, quando o carmelita estava prestes a morrer e preocupado por não conseguir ultimar a imagem, o Menino Jesus apareceu-lhe novamente, encorajando-o a completar a sua obra.

A imagem, de 47 centímetros de altura, è feita de madeira e revestida de cera. Está coberta com roupas feitas à mão, trocadas periodicamente durante o ano litúrgico.

O Papa visitará esta igreja no início da sua viagem apostólica na República Checa. Enquanto isso, os Bispos do país preparam um teço de ouro puro com cristais da Boémia que será oferecido ao Santo Padre no final de sua visita.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: