Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

D. Jorge Ortiga nomeado como membro do Sínodo para a África

Escolhas de Bento XVI estendem-se a Angola e Moçambique

Bento XVI nomeou esta Quarta-feira 36 membros para a II assembleia especial para África do Sínodo dos Bispos, incluindo o Arcebispo de Braga e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga.

O Sínodo realiza-se de 4 a 25 de Outubro, com o tema “A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz”.

Para além do Arcebispo português, o Papa nomeou D. Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo da Beira, em Moçambique, e o Pe. Zeferino “Zeca” Martins, provincial dos Verbitas em Angola.

Nos peritos também nomeados pelo secretário-geral do Sínodo, com aprovação papal, está a moçambicana Filomena José Elias, do Conselho Pastoral e da Liturgia da Catedral de Maputo, bem como dois angolanos, o Pe. Belmiro Chissengueti, secretário da Comissão Episcopal Justiça e Paz, e Fr. José Sebastião Manuel, director e co-fundador do Centro Culturale Mosaiko, de Luanda.

Ainda hoje foram também nomeados os ouvintes (Auditores), onde se inclui Ermelindo Rosário Monteiro, secretário-geral da Comissão Episcopal Justiça e Paz de Moçambique.

O documento de trabalho (Instrumentum laboris) deste Sínodo foi entregue pelo Papa aos Bispos do continente, de forma simbólica, no passado dia 19 de Março, numa cerimónia que decorreu na capital dos Camarões.

“O tema desta Assembleia «A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz», que aparece em continuidade com a Ecclesia in Africa, tem grande importância para a vida do vosso continente, naturalmente, mas também para a vida da Igreja universal”, disse então Bento XVI.

A I assembleia especial para África do Sínodo dos Bispos decorreu de 10 de Abril a 8 de Maio de 1994, no pontificado de João Paulo II.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: