Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Brasil: uma esperança de futuro para a Igreja


O nordeste brasileiro é uma terra rica de contradições sociais. Pobreza extrema, subemprego e rápida industrialização constituem para a Igreja um vasto campo de evangelização, como explica o bispo de Garanhuns, D. Fernando Guimarães:

"São situações que por um lado representam desafios; por outro lado, são situações que produzem esperança. Seja do Santo Padre, seja dos cardeais-prefeitos das várias congregações romanas que já visitamos, a gente ouve sempre quase como um refrão: O Brasil representa para a Igreja uma esperança de futuro. Isso nos alegra, mas sobretudo isso cria um grande compromisso para cada um de nós."

Além dos grandes desafios na área social e pastoral, D. Fernando aponta uma virtude do povo nordestino: a religiosidade popular.

"É um povo sofredor, é um povo com grandes limitações do ponto de vista material, do ponto de vista social, do ponto de vista político, mas um povo que tem um sentimento de Deus, natural, mas que coincide profundamente com o anúncio do Pai feito por Jesus no Evangelho. Então, o contacto do povo simples com a Igreja Católica é um contacto que me faz confirmar aquela expressão de um escritor dos primeiros séculos da Igreja, Tertuliano, que dizia que a alma do ser humano é essencialmente cristã."

(Fonte: H2O News)

Sem comentários: