Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 10 de abril de 2010

Pio XII foi pai de todos, especialmente no tempo difícil do segundo conflito mundial

Na Sala dos Suíços da residência pontifícia de Castelgandolfo onde se encontra nestes dias, Bento XVI assistiu ontem à noite ao filme “Sob o céu de Roma” (“Sotto il cielo di Roma”), uma produção internacional que faz uma reconstrução do projecto de Hitler de sequestrar o Papa Pio XII e em paralelo, narra a história de dois jovens judeus.

Segundo Bento XVI, “para quem só ouviu falar ou estudou o tema do filme na escola, vê-lo ajuda a perceber uma época histórica não muito distante, mas que a história recente pode fazer esquecer”.

“Pio XII – disse o Papa - foi o pontífice da nossa juventude ; com o seu rico ensinamento soube falar aos homens do seu tempo indicando o caminho da verdade e com a sua grande sabedoria soube orientar a Igreja para o horizonte do Terceiro Milénio. Porém é minha atenção - acrescentou – sublinhar particularmente como Pio XII foi o Papa que, como pai de todos, presidiu na caridade em Roma e no mundo, sobretudo no tempo difícil do Segundo conflito mundial.

Referindo-se a um discurso de Pio XII aos membros do circulo de São Pedro em que lhes agradecia pela colaboração prestada na ajuda aos habitantes de Roma, durante o conflito mundial, Bento XVI acrescentou que o seu predecessor indicava como central para cada cristão a exortação de São Paulo aos Colossenses: “acima de tudo, revesti-vos da caridade que é o vinculo da perfeição”. Resida nos vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados, a fim de formar um só corpo”.

“O primado da caridade, do amor, que é o mandamento do Senhor Jesus: este é o principio e a chave de leitura de toda a obra da Igreja, em primeiro lugar do seu Pastor universal. A caridade é a razão ultima de cada acção, de cada intervenção. É a razão global que move o pensamento e os gestos concretos, e sinto-me feliz pelo facto de também neste filme emergir este princípio unificador.

Permito-me sugerir esta chave de leitura, à luz do testemunho autentico daquele mestre de fé ,de esperança e de caridade que foi o Papa Pio XII.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: