Este Sábado, 10 de Abril, inicia-se na Catedral da cidade italiana de Turim a exibição do Santo Sudário. Este importante evento concluirá em 23 de Maio e terá entre seus visitantes o Papa Bento XVI quem presidirá uma Solene Eucaristia no Domingo 2 de Maio na Praça de São Carlos.
Nos dias da exibição, a Missa celebrar-se-á na Catedral, diante do Sudário, todas as manhãs às 7h00. No final, serão rezadas as laudes. O Santíssimo Sacramento fica exposto no Oratório da Reconciliação, no Palazzo Chiablese ao longo de toda a jornada. A capela está reservada à oração silenciosa e à adoração eucarística.
No Oratório estarão sacerdotes para administrar o sacramento da Reconciliação. Desde o final da Missa até às 20h00. o percurso está aberto à visita do Sudário. Para isso é indispensável ter feito a reserva através da Web: www.sindone.org
Também será possível chegar à Catedral entrando pela porta central, mas desde ali só será possível ver o Sudário de longe. O espaço da abóbada central está reservado à oração e à reflexão silenciosa. De noite, segundo o que se indicará no calendário, a Catedral poderá ficar aberta para acolher celebrações particulares ou iniciativas culturais de carácter religioso.
Alguns dados
Uma sólida tradição demonstra que o Santo Sudário de Turim é o sudário que envolveu o corpo de Jesus Cristo depois de sua morte. Esta é uma peça de linho tecida que mede 4,37 metros de comprimento e 1,11 de largura.
O manto leva a imagem detalhada da frente e as costas de um homem que foi crucificado de maneira idêntica a Jesus de Nazaré conforme descrevem as Escrituras.
O manto está em Turim, Itália, desde 1578 e é posto em exposição pública aproximadamente uma vez por cada geração.
Com o fim de determinar o modo como a imagem foi impressa no Lençol, mais de 1000 investigações científicas das mais diversas especialidades foram realizadas e se tomaram 32 mil fotografias.
No sítio www.sindone.org encontram-se os textos e as informações relativas a todos os aspectos da organização da exibição.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário