Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bispo de Beja apela à cristianização do Natal

D. António Vitalino sugere «presentes solidários» para marcar a diferença

O Bispo de Beja convidou os cristãos a marcarem a diferença na preparação para o Natal, lembrando que “em muitos lados se voltou aos tempos pré-cristãos, à festa do sol e da luz, na mudança de solstício” e “noutras partes fica-se pela festa da família e dos presentes, o que é bem visto pelo comércio”.

Na sua nota semanal para a «Rádio Pax», D. António Vitalino deixa algumas sugestões para a celebração do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal no calendário católico, convidando a fazer “alguns presentes solidários através de instituições que se dedicam aos mais pobres deste mundo, como são as instituições de solidariedade social, as Caritas, as Conferências de S. Vicente de Paulo, a Fundação Evangelização e Culturas, ou até directamente junto de algum vizinho cujas dificuldades conhecemos pessoalmente”.

Segundo o Bispo de Beja, devemos “fortalecer a nossa esperança em tempo de Advento e prepararmos a festa do Natal, como vinda da fonte da luz ao mundo das trevas”.

Nesse sentido, sugere ainda “a leitura meditativa e orante dos textos que a oração da Igreja nos propõe, acompanhada de alguma música ou cântico da tradição musical da Igreja para as celebrações deste tempo do Advento”. “Podemos dedicar algum do nosso tempo a escutar os outros, a começar pelos membros da nossa família ou em tarefas de voluntariado, como neste fim-de-semana o fizeram milhares de portugueses, sendo a maioria jovens, no trabalho do Banco alimentar contra a fome”, acrescenta.

A Igreja, diz D. António Vitalino, “tem o dever de contribuir para a construção dessa nova sociedade: da partilha, da solidariedade, da transparência”.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: