Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bento XVI destaca campos abertos no diálogo com os Ortodoxos

Papa escreveu ao Patriarca ecuménico do Constantinopla, Bartolomeu I

Bento XVI escreveu ao Patriarca ecuménico do Constantinopla, Bartolomeu I, destacando os campos de acção comum abertos no diálogo entre católicos e ortodoxos.

Na tradicional mensagem que assinala a festa de Santo André, padroeiro do Patriarcado, o Papa fala da importância do “testemunho conjunto ao serviço da humanidade, sobretudo defendendo a dignidade da pessoa e afirmando os valores éticos fundamentais, promovendo, ao mesmo tempo, a justiça e a paz”.

Ambas as Igrejas, acrescentou, “podem cooperar na sensibilização a respeito da responsabilidade da humanidade na salvaguarda da criação”.

A mensagem foi entregue pessoalmente pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos, que visita Istambul por ocasião desta festa, celebrada anualmente a 30 de Novembro.

Para Bento XVI, o testemunho comum de fé dos cristãos é cada vez mais necessário, face aos “complexos” desafios que eles enfrentam nos nossos dias.

“As nossas Igrejas comprometeram-se sinceramente, nas últimas décadas, a prosseguir o caminho que leva ao restabelecimento da plena comunhão”, assinala, sublinhando os “muitos passos que tornaram possível o aprofundamento dos laços comuns”.

Neste caminho, houve lugar para a discussão em volta do papel do Papa, que a Igreja Católica entende como “um dom do Senhor à sua Igreja”.

“Este ministério não deve interpretar-se segundo uma perspectiva de poder, mas dentro de uma eclesiologia de comunhão, como serviço à unidade na verdade e na caridade”, escreve Bento XVI.
Por isso, apela, é fundamental “procurar juntos, inspirados pelo modelo do primeiro milénio, as formas em que o ministério do Bispo de Roma possa cumprir um serviço de amor reconhecido por todos”.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: