Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CONVÍVIO – Formação, intercâmbio, consolidação e novas amizades

Terminei ontem, Domingo, um Convívio em Fátima promovido pelo Opus Dei e confesso-vos que estou com alguma dificuldade para passar a texto o sentimento de alegria e gratidão ao Senhor pelo que me vai na alma, mas ainda assim sinto-me impelido a fazê-lo, porque embora já o tenha feito através da oração, desejo louvá-Lo e enaltecê-Lo proclamando o que sinto.

No que à formação diz respeito e fazendo uma súmula, as Meditações sobre o Ano Sacerdotal arreigaram em mim ainda mais a necessidade de amar e respeitar os que assumem tão nobre opção de vida e recebem o Sacramento da Ordem; as duas horas de Conferência sobre a «Caritas in Veritate» ajudaram-me a enquadrar melhor esta Encíclica com a «Rerum novarum» de Leão XIII (1891) e a «Populorum progressio» de Paulo VI (1967); a ‘Formação no âmbito familiar’ revelou-me instrumentos que poderei usar, sobretudo no sugerir a casais mais jovens, já que indo fazer quarenta anos de casado, os maiores erros, infelizmente, já os cometi, permitindo-lhes melhor harmonizarem a sua vida conjugal e parental; a explanação sobre a Sociedade Sacerdotal de Santa Cruz e a Universidade Pontifícia de Santa Cruz (vide vídeo publicado) alargaram a minha percepção da sua relevância como instrumentos ao serviço da Igreja e do Santo Padre, finalmente a palestra sobre ‘Critérios morais e novas tecnologias’ associada à uma relevante explanação do panorama dos meios de comunicação, feitas por oradores distintos, aumentou-me a perspectiva de acção com ética e ao serviço de Deus.

Nas Tertúlias as trocas de experiências, a transmissão de acontecimentos que visam servir o Senhor e a Sua Igreja, que desconhecíamos, são de uma grande utilidade além de fortalecerem a nossa Fé e o desejo de melhor O servir.

Por fim, o travar conhecimento com quem não conhecíamos, enriquecem-nos muito do ponto de vista humano e aumenta-nos através das suas experiências de vida a certeza que o mundo está repleto de gente boa e rica de valores. Permito-me salientar três algarvios, cuja simpatia e carinho me encheram o coração de alegria e com quem convivi, sobretudo às refeições.

«Agradece ao Senhor o enorme bem que te concedeu ao fazer-te compreender que "só uma coisa é necessária". E, junto com a gratidão, que não falte a tua súplica diária pelos que ainda O não conhecem ou não O compreenderam.» (S. Josemaría Escrivá – Sulco 454)

JPR

Sem comentários: