Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os desafios da Igreja brasileira em debate na Conferância Nacional dos Bispos do Brasil


Quatrocentos e trinta e nove (439): esses são os membros da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – a maior do mundo.

Divididos em 75 circunscrições eclesiásticas, eles necessitam de um ano para realizar a visita ad limina, que teve início no mês de Setembro.

A quantidade de bispos espelha a vastidão do país e suas inúmeras realidades. O arcebispo de Natal, no nordeste brasileiro, D. Matias Patrício de Macêdo, fala da Igreja que foi apresentada a Bento XVI:

"Uma Igreja que está caminhando, enfrentando as dificuldades, os desafios, que são gerais, com características especiais. Enfrentando o desinteresse dos homens públicos, enfrentando a indiferença daqueles mesmos que se dizem cristãos com relação aos pobres, enfrentando todas essas situações de insegurança, de falta de saúde, desses serviços públicos que devem existir e que, infelizmente, as promessas são feitas, mas nem sempre cumpridas."

Com dois milhões de habitantes, Natal é uma cidade turística que atrai milhares de visitantes e muitos problemas. Entre eles, drogas, prostituição infantil e sobrelotação das penitenciárias. Na base dessa realidade, está a desigualdade social:

"Há uma diferença realmente grande entre uns e outros. Podemos até dizer que são ricos ficando cada vez mais ricos e os pobres ficando cada vez mais pobres. Mas está aí a nossa palavra, que é a Palavra de Deus, lembrando que todos somos irmãos e quem tenha duas túnicas, que dê uma há quem não tem."


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: