Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O papel da Igreja na história da Civilização

Como pode encontrar o melhor caminho para avançar quem não sabe onde está? E como saber onde está quem desconhece de onde veio? Este é, em grande medida, o problema do mundo Ocidental dos nossos dias.

Uma boa resposta à pergunta acerca de onde está hoje o Ocidente e como aqui chegou encontra-se no livro de Thomas Woods, cuja tradução portuguesa foi agora publicada: “O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica”, mais um excelente livro de editora Aletheia.

Numa prosa simples e agradável, com todo o rigor, mas sem pretensões eruditas, o autor leva-nos pela história fascinante do legado cultural do Cristianismo e dos contributos da Igreja Católica.

Nenhuma história europeia do Direito, da Educação, das Artes, da Ciência, da Literatura, das universidades, da Arquitectura, da Economia etc.. pode ser escrita sem analisar o papel central desempenhado Igreja Católica.

Não é nenhum exagero dizer-se que a história da constituição da Europa se confunde, em grande medida, com a história da Igreja. Mas isto é hoje em dia muitas vezes esquecido, correndo nós todos de deixar de saber quem somos e deixar de saber o que a Civilização Ocidental deve à Igreja Católica.
Henrique Leitão
(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: