Como pode encontrar o melhor caminho para avançar quem não sabe onde está? E como saber onde está quem desconhece de onde veio? Este é, em grande medida, o problema do mundo Ocidental dos nossos dias.
Uma boa resposta à pergunta acerca de onde está hoje o Ocidente e como aqui chegou encontra-se no livro de Thomas Woods, cuja tradução portuguesa foi agora publicada: “O que a civilização ocidental deve à Igreja Católica”, mais um excelente livro de editora Aletheia.
Numa prosa simples e agradável, com todo o rigor, mas sem pretensões eruditas, o autor leva-nos pela história fascinante do legado cultural do Cristianismo e dos contributos da Igreja Católica.
Nenhuma história europeia do Direito, da Educação, das Artes, da Ciência, da Literatura, das universidades, da Arquitectura, da Economia etc.. pode ser escrita sem analisar o papel central desempenhado Igreja Católica.
Não é nenhum exagero dizer-se que a história da constituição da Europa se confunde, em grande medida, com a história da Igreja. Mas isto é hoje em dia muitas vezes esquecido, correndo nós todos de deixar de saber quem somos e deixar de saber o que a Civilização Ocidental deve à Igreja Católica.
Henrique Leitão
(Fonte: site Rádio Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário