Espaço quer oferecer narrações sobre a experiência do cristianismo nos dias de hoje
No dia 1 de Novembro inicia o programa das confissões religiosas na Antena 1, no serviço público de rádio em Portugal. Como na televisão, tem a denominação genérica de “A Fé dos Homens”, cabendo depois a cada confissão identificar os programas próprios.
Ecclesia, a marca da presença da Igreja Católica em Portugal, pelo seu Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, nos media portugueses, será também o nome do programa de Rádio.
Ecclesia Rádio é um espaço para propor aos ouvintes da RDP narrações sobre a experiência do cristianismo nos dias de hoje. Durante a semana, nos 9 minutos atribuídos à Igreja Católica, antes das 23h00, ouvir-se-ão experiências de pessoas que testemunham o Evangelho. Por outro lado, ao Domingo, durante 39 minutos depois das 6h00, serão experiências de comunidades a determinar a reportagem do programa.
Em cada noite, o objectivo do programa de rádio é oferecer aos ouvintes perspectivas positivas para a vida de todos os dias. Para isso, o recurso ao discurso na primeira pessoa, ao exemplo, ao testemunho, à história pessoal. O programa de cada dia da semana oferecerá também a sabedoria de quem é capaz de propor caminhos novos e inovadores para viver o compromisso cristão hoje, que se traduz numa rubrica atribuída a um colaborador em cada dia da semana. Chamar-se-á “diaPOSITIVO”. O programa terminará com a valorização de poemas ou textos que se celebrizam na história da literatura e na história da espiritualidade cristã. Serão “Versículos e Capítulos” de autores cristãos, de textos que se transformaram em orações.
Ao Domingo, Ecclesia Rádio quer mostrar o dinamismo de comunidades. Por aí andará a reportagem dos jornalistas que acompanharão de perto a produção deste programa; será nas comunidades que também se registarão narrações da experiência cristã hoje; e pelo entusiasmo litúrgico com que acontecer a celebração da fé em conjunto se informará sobre o ritmo da liturgia, Domingo após Domingo.
Este programa semanal terá também uma rubrica de informação sobre acontecimentos da Igreja Católica em Portugal e no mundo e outro de divulgação da agenda eclesial, em cada semana.
António Rego, director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, refere em texto escrito para o semanário “Agência ECCLESIA” que a presença de “«4 Ecclesias» – quatro plataformas de evangelização – cria maiores exigências aos responsáveis que não podem desperdiçar os meios modernos de anúncio da Boa Nova na impressa, rádio, televisão e internet”.
Samuel R. Pinheiro, da Aliança Evangélica Portuguesa, considera, a respeito da presença das confissões religiosas na rádio pública que “uma democracia que não esconde o religioso e o espiritual para o domínio privado, apesar da sua feição laica, é uma democracia adulta, uma referência política para outras latitudes e longitudes”.
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário