Obrigado, Perdão Ajuda-me
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Igreja em Honduras aposta pelo diálogo
A Conferencia Episcopal de Honduras opta pelo diálogo como meio para superar a grave crise política que atravessa o país.
De acordo com a agência Zenit, o Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa e presidente da conferência reprovou numa mensagem televisiva quer o atentado contra a Constituição por parte do presidente deposto, Manuel Zelaya como também a sua expulsão do país.
“Os três poderes do Estado – executivo, legislativo e judicial – estão em vigor legal e democrático de acordo com a Constituição de República de Honduras”, acrescenta a declaração lida pelo Cardeal Rodríguez Maradiaga.
O comunicado episcopal explica que a situação constitucional de Zelaya ficou irremediavelmente comprometida ao anunciar a reforma da Constituição. O documento explica que “conforme o Artigo 239 da Constituição da República ‘quem propõe a reforma’ deste Artigo, ‘cessa de imediato o desempenho do seu cargo e fica inabilitado para o exercício de qualquer função pública por dez anos.” Portanto, esclarece o comunicado, Zelaya “quando foi capturado, já não actuava como presidente da República.”
Os bispos propõem “escutar as opiniões dos demais, de tal maneira que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo entre todos os sectores da sociedade para que se possa chegar a soluções construtivas.”
(Fonte: H2O News)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário