A encíclica Caridade na Verdade é mais um passo na concretização da Doutrina Social da Igreja para o século XXI.
A encíclica Caridade na verdade é mais um passo na concretização da Doutrina Social da Igreja para o século XXI. A terrível crise financeira e económica que o mundo atravessa dá redobrada importância a essa doutrina, tantas vezes ignorada, até pelos católicos.
Não são soluções económicas que a Igreja oferece, mas orientações éticas.
Ora já se percebeu que na raiz desta crise global estão graves falhas éticas, que vão desde a irresponsabilidade na gestão de dinheiros alheios até verdadeiros crimes.
Em 1985 disse Ratzinger que o declínio da ética poderia levar a um colapso das leis do mercado. Foi o que aconteceu. E na semana passada afirmou Bento XVI que a crise “mostra de modo evidente que devemos repensar certos modelos económicos e financeiros que foram dominantes nos últimos anos”.
Ou seja, o desafio actual não diz respeito apenas aos políticos e aos agentes económicos. Ele interpela também os intelectuais e académicos católicos, em particular os da área económica e financeira, para que não se acomodem às tendências científicas prevalecentes e procurem encontrar modelos mais humanos.
Francisco Sarsfield Cabral
(Fonte: site RR)
Sem comentários:
Enviar um comentário