Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Desafio intelectual

A encíclica Caridade na Verdade é mais um passo na concretização da Doutrina Social da Igreja para o século XXI.

A encíclica Caridade na verdade é mais um passo na concretização da Doutrina Social da Igreja para o século XXI. A terrível crise financeira e económica que o mundo atravessa dá redobrada importância a essa doutrina, tantas vezes ignorada, até pelos católicos.

Não são soluções económicas que a Igreja oferece, mas orientações éticas.

Ora já se percebeu que na raiz desta crise global estão graves falhas éticas, que vão desde a irresponsabilidade na gestão de dinheiros alheios até verdadeiros crimes.

Em 1985 disse Ratzinger que o declínio da ética poderia levar a um colapso das leis do mercado. Foi o que aconteceu. E na semana passada afirmou Bento XVI que a crise “mostra de modo evidente que devemos repensar certos modelos económicos e financeiros que foram dominantes nos últimos anos”.

Ou seja, o desafio actual não diz respeito apenas aos políticos e aos agentes económicos. Ele interpela também os intelectuais e académicos católicos, em particular os da área económica e financeira, para que não se acomodem às tendências científicas prevalecentes e procurem encontrar modelos mais humanos.


Francisco Sarsfield Cabral
(Fonte: site RR)

Sem comentários: