Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um autor do século VIII, Ambrósio Autpert, evocado por Bento XVI na audiência geral desta semana


Prosseguindo o ciclo de catequeses que tem vindo a dedicar, na audiência geral das quartas-feiras, a figuras salientes da história da Igreja, cristãos modelo e mestres de sabedoria doutrinal, Bento XVI deteve-se esta semana num autor medieval pouco conhecido, Ambroise Autpert:

“Ambrósio Autpert nasceu no século VIII, na Provença, no seio de uma distinta família. Na corte de Pepino o Breve, foi preceptor do futuro imperador Carlos Magno. Posteriormente viajou até à Itália, ingressando no mosteiro beneditino de São Vicente, no ducado de Benevendo. Tendo sido ordenado sacerdote no ano 771, foi eleito abade. Por tensões internas, demitiu-se pouco depois, do cargo. Morreu a 30 de Janeiro de 784.É autor de obras de grande conteúdo teológico, ascético e moral, a mais importante das quais é um comentário, em dez volumes, do Livro do Apocalipse. Por muito tempo, os seus escritos foram atribuídos a outras pessoas, como Santo Ambrósio de Milão ou Santo Ildefonso de Toledo. Pelo seu profundo amor à Mãe de Deus e pelas suas luminosas reflexões, é considerado o primeiro grande mariólogo do Ocidente. O legado espiritual deste autor converte-o num autêntico mestre de vida cristã e convida-nos a abordar a fundo os seus preciosos ensinamentos”.

Presentes nesta audiência, na Praça de São Pedro, sob um tímido sol primaveril, uns 35 mil peregrinos, de todo o mundo. Nas saudações que lhes dirigiu em variadas línguas, não faltou uma em português:

“Com amizade, saúdo o grupo brasileiro do Colégio São Mauro e demais peregrinos de língua portuguesa aqui presentes, com votos de que esta romagem fortaleça a vossa adesão a Jesus Cristo e o desejo de O fazer amar na própria casa e na sociedade. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: