Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 18 de janeiro de 2014

«É Aquele que baptiza com o Espírito Santo»

São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja 
Sobre Isaías, cap. 11

«Brotará uma vara do tronco de Jessé (pai de David) e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor» (Is 11,1-2). Esta profecia diz respeito a Cristo. [...] Os judeus interpretam a vara e a flor que brotam do tronco de Jessé como sendo o próprio Senhor: para eles, a vara é o símbolo do ceptro real e a flor o da Sua beleza. Nós, os cristãos, vemos na vara que brota do tronco de Jessé a santa Virgem Maria, a quem ninguém se uniu para a fecundar. Era a Ela que se referia anteriormente o mesmo profeta: «Olhai: a jovem está grávida e dará um filho» (7,14). E na flor reconhecemos o Senhor nosso Salvador, que diz no Cântico dos cânticos: «Eu sou o narciso de Saron, o lírio dos vales» (Ct 2,1). [...]

Sobre esta flor que brota subitamente do tronco e da raiz de Jessé através da Virgem Maria, vai repousar o Espírito do Senhor, pois «n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade» (Col 2,9). Não de um modo fragmentado como nos outros santos, mas [...] segundo o que se lê no evangelho de Mateus: «Aqui está o Meu servo, que escolhi, o Meu amado em Quem pus todo o Meu enlevo. Derramarei sobre Ele o Meu espírito e Ele anunciará a verdadeira fé às nações» (Mt 12,18; Is 42,1). Aplicamos esta profecia ao Salvador, sobre Quem o Espírito do Senhor veio repousar, o que significa que estabeleceu n'Ele a Sua morada eterna. [...] Como testemunha João Baptista, desce para ficar sobre Ele sem cessar: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas Quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'». [...] Este Espírito chama-se «Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de ciência e de temor do Senhor» (Is 11,2). [...] Ele é a única e mesma fonte de todos os dons.

1 comentário:

Anónimo disse...

Linda reflexão, O erro dos judeus é o mesmo dos protestantes de hoje, se fecham ao Espírito de Deus para se prenderem na palavra escrita, excluindo se si próprios a compreensão da Bíblia. O que Deus revelou a João Batista, não consta na bíblia dos judeus, como poderiam acreditar em João quando disse; eu vi o Espírito pousar sobre ele. Deus revelou a João como ele reconheceria Cristo. Somente Jesus tinha a certeza dessa revelação, mas, seus discípulos acreditaram em João e seguiram Jesus. O mesmo se dá hoje com os protestantes, se fecham a palavra de Deus revelada aos seus servos, desprezando o ensinamento do Espírito, para se prenderem na bíblia acreditando na interpretação do homem que os ensinam. Feliz o homem que se deixa entender aos ensinamentos de Deus pelo Santo Espírito nos enviados por Cristo Jesus.
com muito amor e carinho
MAE
Mulheres Amigas Especiais.