Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 6 de abril de 2013

Burro e estúpido

Às vezes o Manel chama burro ao irmão. E estúpido. Nós chamamo-lo à razão, dizemos sempre «não chames isso ao teu irmão, ele não é burro nem estúpido e mesmo que fosse não é coisa que se faça, chamar nomes às pessoas, ainda mais o teu irmão». Ele pede desculpa. Mas depois passa um dia, passa outro, e esquece-se. «Que burro!». «És tão estúpido!»
Há duas noites, deitámo-los, fomos para a sala e estávamos em plena leitura dos nossos livrinhos quando apareceu o Manel, lavado em lágrimas. Tinha estado a pensar na vida, deitado na sua cama, e estava muito triste por chamar burro ao irmão, e também estúpido, e queria pedir-lhe desculpa mas não estava a conseguir. Perguntámos se queria que fôssemos lá com ele, fazer uma espécie de mediação diplomática, mas ele preferiu ir sozinho. Esperámos um pouco e ficámos a tentar ouvir qualquer coisa, um eco, por mínimo que fosse, do que se estaria a passar naquele quarto. Nada. Talvez um soluço ou outro, abafados. Decidimos ir espreitar. Demos então com os dois irmãos, abraçados na cama do mais pequeno, o grande a pedir desculpa e a dizer que o adora e que não quer ofendê-lo, que os nomes que lhe chama não são sentidos, são só palavras que saem nos momentos mais intensos; e o outro meio aparvalhado com aquilo tudo, a dar palmadinhas desajeitadas na cabeça do irmão como quem afaga um cão vadio, e proferindo pérolas como «podes chamar-me burro à vontade, que eu não me importo» ou «a sério, Manel, podes continuar a chamar-me estúpido, que eu não ligo, não faz mal, vá lá, não chores mais.»

A sério, eu adoro ter filhos.

Sónia Morais Santos
http://coconafralda.clix.pt/2013/04/burro-e-estupido.html

Sem comentários: