Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Noção de igualdade democrática é um dom da Igreja ao mundo, diz o Papa


Bento XVI deixa apelos aos teólogos e diz que a solidariedade não se limita ao material

Bento XVI afirmou hoje que a “noção de igualdade democrática” é um “dom do Cristianismo” à sociedade, lamentando que esta não compreenda as raízes dos seus ideais.

O Papa falava perante os membros da Comissão Teológica Internacional (CTI), organismo que congrega alguns dos mais prestigiados teólogos católicos, reunidos no Vaticano para a sua reunião anual.

“Num mundo que, tantas vezes, aprecia muitos dons do Cristianismo – como por exemplo a ideia de igualdade democrática – sem perceber as raízes dos seus próprios ideais, é particularmente importante mostrar que os frutos morrem se as raízes da árvore forem cortadas”, disse.

Para Bento XVI, “não há justiça sem verdade e a justiça não se desenvolve plenamente se o seu horizonte for limitado ao mundo material”.

“Para nós, cristãos, a solidariedade social tem sempre uma perspectiva de eternidade”, precisou.

O Papa deixou um conselho, referindo que não se “pode ser teólogo na solidão: os teólogos têm necessidade dos pastores da Igreja, assim como o magistério tem necessidade de teólogos que cumpram a fundo o seu serviço”.

A teologia, acrescentou, só é verdadeira a partir do “encontro com Cristo”, frisando que o teólogo é alguém que “fala com Deus, pensa sobre Deus e procura pensar com Deus”.

Nesse contexto, a reflexão teológica ajuda ao diálogo com os crentes de outras religiões e mesmo com os não crentes, “graças à sua racionalidade”.

“Cristo morreu para todos, ainda que nem todos o saibam ou o aceitem”, declarou.

A fé leva os cristãos ao “serviço dos outros” e é, segundo o Papa, “manifestação do amor divino”.

O encontro da CTI abordou temas como a questão de Deus nas religiões monoteístas ou a integração da Doutrina Social no contexto mais amplo do ensinamento da Igreja.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: