Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Crise económica e recursos do planeta


Estes tempos de crise económica são um apelo à conversão e a viver em plenitude a solidariedade e o cuidado com a natureza. Esta é uma recomendação do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach.

Passados dois anos da publicação da última Encíclica do Papa, Caritas in Veritate, torna-se ainda mais actual o apelo da Igreja ao respeitar dos recursos naturais, realça o Cardeal.

“Se a prática do jejum nos convida à sobriedade, a prática da esmola é um chamamento a viver a solidariedade. Esta virtude humana e cristã é sempre necessária, porém é especialmente urgente nestes tempos de grande crise económica”.

“A crise actual não somente nos pede uma conversão pessoal, mas também é preciso garantir mudanças institucionais para favorecer relações mais justas e equitativas para com os mais necessitados de nossa sociedade e do nosso mundo”.

“A Doutrina Social da Igreja oferece critérios que convém tê-los presentes e segui-los para valorizar como devido o nosso universo. A programação do desenvolvimento económico tem que considerar muito seriamente a necessidade de respeitar a integridade e os ritmos da natureza, porque os recursos são limitados e alguns não são renováveis”.

“É certo que para lutar contra fome é preciso defender a terra. Hoje podemos afirmar que existe unanimidade na consciência de que estamos fazendo um mau uso dos recursos do planeta, o que afecta gravemente o equilíbrio e a estabilidade do ecossistema global e do clima, se continuar assim estamos minando os fundamentos de nossa própria casa com todos nós dentro dela”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: