São 117 mil os centros de saúde católicos no mundo, entre os quais milhares de hospitais, clínicas e casas de acolhimento para deficientes e órfãos, além de 18 mil dispensários, e 512 leprosarias: os dados dos centros de saúde católica no mundo que representam 26% das estruturas hospitalares mundiais, foram fornecidos na manhã desta sexta-feira no Vaticano durante a conferência de imprensa de apresentação do 25ª aniversario da instituição do Conselho Pontifício para a pastoral da saúde, um evento que decorrerá de 9 a 11 de Fevereiro.
A efeméride, como explicou o presidente deste Conselho Pontifício, o arcebispo Zygmunt Zimowski, verá a presença do Papa que na quinta feita dia 11, memoria litúrgica de N. Sr. de Lourdes, presidirá a liturgia na Basílica de S. Pedro por ocasião do 18º dia mundial do doente.
Para recordar os 25 anos da instituição do Conselho Pontifício para a pastoral da saúde foi promovido um simpósio internacional, em que participarão mais de 500, entre médicos, investigadores, agentes pastorais, capelães, provenientes de 35 países de todos os continentes.
Tema dos trabalhos será “ a Igreja ao serviço do amor pelos que sofrem.
Apresentando estes eventos D. Zimowski reafirmou que a pessoa doente deve ser o ponto focal do empenho da Igreja no campo da saúde. A pastoral neste sector, a sua atenção á integridade da pessoa é necessária á medicina, não apenas para fornecer as bases dos empenhos éticos e morais, mas também para sustentar as atitudes e a praxe dos agentes no âmbito da saúde para uma adequada assistência no tempo a quem se encontra a viver a dor da doença.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário