Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 21 de abril de 2013

«A voz de Jesus é única!» Papa no Regina Coeli

O Evangelho do domingo do Bom Pastor voltou a ser evocado pelo Papa, ao meio-dia, antes da oração mariana, com os fiéis congregados na Praça de São Pedro. “Jesus, observou Papa Francisco, quer estabelecer com os seus amigos uma relação que seja o reflexo daquela que ele próprio tem com o Pai: uma relação de pertença recíproca, em plena confiança, em íntima comunhão”. Para exprimir esta relação de amizade, Jesus usa a imagem do pastor que conhece as ovelhas, que reconhecem a sua voz. “É sugestivo o mistério da voz” – sublinhou o Papa.

“Do tom da voz advertimos o amor ou o desprezo, o afeto ou a frieza. A voz de Jesus é única! Se aprendermos a distingui-la Ele nos guia pelo caminho da vida, um caminho que ultrapassa o abismo da morte”.

A certo ponto, Jesus diz, referindo-se às ovelhas: “O Pai, que mas deu…”
“Isto é muito importante, é um mistério profundo, não fácil de compreender: se eu me sinto atraído por Jesus, se a sua voz aquece o meu coração, é graças a Deus Pai, que pôs dentro de mim o desejo do amor, da verdade, da vida, da beleza… e Jesus é tudo isto em plenitude!”

Nisto está – prosseguiu o Papa, “o mistério da vocação, especialmente das chamadas a uma consagração especial”. Daqui uma interpelação aos numerosos jovens presentes na Praça de São Pedro:
“Queria perguntar-vos: alguma vez ouvistes a voz do Senhor que, através de um desejo, de uma inquietação, vos convidava a segui-lo mais de perto? Tendes tido desejo de ser apóstolos de Jesus. A juventude, há que pô-la em jogo para grandes ideais. Pede a Jesus o que Ele quer de ti e sê corajoso!”

Sendo este domingo o “Dia mundial de oração pelas vocações”, o Papa observou que “por detrás e antes de cada vocação ao sacerdócio e à vida consagrada, há sempre a oração forte e intensa de alguém: de uma avó, de um avô, de uma mãe, de um pai, de uma comunidade…” Foi por isso que Jesus disse: “Rezai ao Senhor da messe – Deus Pai – para que mande operários para a sua messe”.

“As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto”.

Depois da oração do “Regina Coeli”, o Papa Francisco mencionou os “graves acontecimentos” que têm vindo a acontecer na Venezuela.

“Acompanho-os com viva preocupação, com intensa oração e com a esperança que se procurem e encontrem vias justas e pacíficas para superar o momento de grave dificuldade que o país está a atravessar.

Convido o querido povo venezuelano, de modo particular os responsáveis institucionais e políticos, a rejeitar com firmeza todo e qualquer tipo de violência e a estabelecer um diálogo baseado na verdade, no mútuo reconhecimento, na busca do bem comum e no amor pela Nação.”

Papa Francisco concluiu esta referência à Venezuela pedindo aos crentes que rezem e atuem pela reconciliação e pela paz no país, confiando-o aos cuidados da padroeira nacional – Nossa Senhora de Coromoto.

O Santo Padre referiu também as vítimas do terramoto que atingiu ao sudoeste da China continental.

“Rezemos pelas vítimas e por todos os que se encontram no sofrimento por causa do violento sismo”.

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: