Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tudo foi feito por Deus e para Deus

No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus (...).Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência [10]. Em Deus Filho, com o Pai e o Espírito Santo, na omnipotência, sabedoria e amor do único Deus, está a origem e o fim úl­timo de todas as criaturas, espirituais e materiais, e especialmente dos homens e das mulheres.

A bondade de Deus é tão grande que quis criar os nossos primeiros pais à Sua imagem e semelhança [11], e deixou neles e nos seus semelhantes uma profunda marca, uma participação da Sabedoria incriada que é o Verbo, ao infundir nas suas almas a inteligência e a vontade livre. Mas são muitos os que O desconhecem, O ignoram, ou O põem como que entre parênteses, pretendendo colocar o homem no centro de tudo. Como doía ao nosso Padre esta paupérrima visão de algumas pessoas! Assim o comentava, por exemplo, durante uma reunião familiar, no princípio do ano de 1973, fazendo em voz alta a sua oração pessoal. Alguns pretendem uma Igreja antropocêntrica em vez de teocêntrica. É uma pretensão absurda. Tudo foi feito por Deus e para Deus: omnia per ipsum facta sunt, et sine ipso factum est nihil, quod factum est (Jo 1, 3). É um erro – tremendo – transformar o homem no pináculo de tudo. Não vale a pena trabalhar apenas para o homem, devemos trabalhar para o homem mas por amor a Deus. Senão, não se faz nada de salutar, não se pode perseverar [12].

[10]. Jo 1, 1-3.
[11]. Gn 1, 26.
[12]. S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 1-I-1973.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de dezembro de 2012)

Sem comentários: