O músico português João Gil vai apresentar hoje em Lisboa a sua ‘missa brevis’ [missa breve], com músicas compostas a partir de textos litúrgicos em latim destinadas a “intervir culturalmente” no Ano da Fé, convocado pelo Papa.
A ‘Missa Brevis de João Gil pelos Cantate’ conta com o apoio da Renascença e a participação do cantor Luís Represas, Manuel Rebelo (voz), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo), refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A obra vai ser apresentada pelas 18h30 na igreja de São Roque, Largo da Misericordia, com entrada livre.
O cónego João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência da Renascença, afirma que “é sempre adequado chamar os artistas a manifestarem, da forma que lhes é própria, a sua fé ou sua busca de sentido”.
“Esta atenção à sensibilidade do mundo contemporâneo para a relação entre fé e arte é uma das indicações pastorais apresentadas para a celebração do Ano da Fé”, acrescenta.
Para João Gil, músico com 37 anos de carreira e cofundador dos Trovante e Ala dos Namorados, entre outras bandas, este é um trabalho único pelas suas características e pelas memórias que invoca.
"Quando me ocorreu compor uma ‘Missa Brevis’, lembrei-me dos tempos em que acolitava ainda muito criança lá na Covilhã, lembrei-me do meu Irmão José Alberto Gil, compositor com quem partilhava o quarto e que me inundava os dias com enxurradas de Mozart e Bach, lembrei-me de minha mãe, pessoa de enorme sensibilidade que nos soube transmitir o bom senso e a compreensão do mundo espiritual”, revela.
O disco é uma edição da Genius y Meios, empresa do grupo r/com - renascença comunicação multimédia, e vai estar disponível a partir de outubro.
O Ano da Fé iniciou-se a 11 de outubro, data em que passaram 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, terminando a 24 de novembro de 2013, último domingo do ano litúrgico.
OC / Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário