Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bento XVI - Porque é importante que os Evangelhos tenham mesmo "acontecido" (agradecimento 'É o Carteiro!')



















Excertos pág. 91-93 da edição portuguesa de "Jesus de Nazaré" de Bento XVI: 



Certamente não podemos dispensar-nos de
enfrentar a questão da efectiva historicidade dos
acontecimentos essenciais [da vida de Jesus].


A mensagem neotestamentária não é meramente
uma ideia; para ela, é determinante precisamente
que tenha acontecido na história real deste mundo:
a fé bíblica não narra histórias como símbolos de
verdades meta-históricas, mas funda-se
na história que aconteceu sobre a superfície desta Terra.
* * *
Do ponto de vista teológico, deve-se dizer que,
se se pudesse de modo verdadeiramente científico
demonstrar que é impossível a historicidade
das palavras e dos acontecimentos essenciais,
a fé perderia o seu fundamento.


Por outro lado, como se disse, devido à própria
natureza do conhecimento histórico,
não se pode esperar provas de certeza absoluta.
Por isso tem grande importância para nós apurar
se as convicções fundamentais da fé são historicamente
possíveis e credíveis, inclusive face à seriedade
dos conhecimentos exegéticos actuais.
* * *
A certeza última, sobre a qual fundamos a nossa vida inteira,
é-nos dada pela fé: pelo acreditar humilde juntamente
com a Igreja de todos os séculos, guiada pelo Espírito Santo.


A partir daqui, aliás, podemos ver tranquilamente as hipóteses exegéticas,
que por sua vez se apresentam com uma certeza cheia de um entusiasmo
que é apagado pelo próprio facto de serem continuamente propostas
posições contrárias com a mesma aura de certeza científica.

Sem comentários: