Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 8 de março de 2012

«Ergueu os olhos»

Riqueza efémera
São Nersés Snorhali (1102-1173), patriarca arménio 
Jesus, Filho Único do Pai, 624ss.


Como o rico que amava a vida de prazeres, 
Eu amei os prazeres efémeros, 
Com este meu corpo animal, 
Nos prazeres insensatos. [...] 


E, de tantas benfeitorias 
Que me deste gratuitamente, 
Não Te devolvi o dízimo 
Que de Ti tinha recebido. 


Mas tudo o que estava sob o meu tecto 
Feito de terra, ar e mar, 
As Tuas benfeitorias inumeráveis, 
Pensava que eram propriedade minha. 


De tudo isso nada dei ao pobre 
E para as suas necessidades nada pus de lado: 
Nem comida, para o esfomeado 
Nem roupa, para o corpo nu. 


Nem abrigo, para o indigente, 
Nem morada, para o hóspede estrangeiro, 
Nem visitei os doentes, 
Nem cuidei dos prisioneiros (cf Mt 25,31ss). 


Não me entristeci com a tristeza 
do homem triste, por causa do que lhe pesava; 
Nem partilhei a alegria do homem feliz 
Mas ardi de inveja dele. 


Todos eles são outros Lázaros [...]
Que jazem à minha porta. [...]
Quanto a mim, surdo ao seu apelo, 
Não lhes dei as migalhas da minha mesa. [...] 


Lá fora, pelo menos, os cães da Tua lei 
consolavam-nos com a língua; 
E eu, que ouvia o Teu mandamento, 
Com a língua feri aquele que se Te assemelhava (cf. Mt 25,45). [...]


Mas dá-me aqui na terra arrependimento, 
Para que faça penitência pelos meus pecados. [...] 
Para que as minhas lágrimas parem 
A fornalha ardente e as suas chamas. [...]


E, em vez da conduta de um homem sem misericórdia, 
Estabelece, no mais fundo de mim, a piedade misericordiosa, 
Para que, ao praticar a misericórdia com o pobre, 
Eu possa obter misericórdia.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: