Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tema para reflexão

TEMA: MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Dolorosos
5º Mistério: Jesus morre na Cruz

Pronto, chegou ao fim a caminhada extraordinária do Filho de Deus feito Homem. Nascido da Virgem Maria, é, trinta e três anos depois, a Vitima por excelência oferecida ao Pai para expiação dos pecados dos homens de todos os tempos – passados, presentes e futuros – numa morte cruenta terrível, antecedida de uma Paixão dolorosa e humilhante. Nada Lhe foi poupado, do sarcasmo mais soez à mentira mais descarada, do abandono dos amigos mais íntimos, ao despojamento dos poucos bens: umas poucas peças de vestuário. Ele, o Rei dos Reis… era o que tinha por espólio.

Aqui estou eu, Senhor, atónito com tudo isto e maravilhado que o meu Deus, o meu Senhor, me tenha incluído nos Seus planos de salvação. A mim António, pobre de mim que não sei que fazer para merecer tão enormíssimo sacrifício.

Só com a Tua ajuda e a intercessão na nossa Mãe Maria Santíssima será possível alcançar as graças e merecimentos de toda esta Paixão do meu Jesus.

(AMA, meditação em 6ª Feira Santa, 2002)


DOUTRINA: A elevação sobrenatural e o pecado original

O pecado original 2 – b

O primeiro pecado teve o carácter de uma tentação aceite, pois por detrás da desobediência humana está a voz da serpente, que representa Satanás, o anjo caído. A Revelação fala de um pecado anterior, seu e de outros anjos, os quais – tendo sido criados bons – recusaram irrevogavelmente Deus. Após o pecado humano, a criação e a história ficam sob o influxo maléfico do «pai da mentira e homicida desde o princípio» (Jo 8,44). Embora o seu poder não seja infinito, mas muito inferior ao divino, causa realmente danos muito graves em cada pessoa e na sociedade, e o facto da permissão divina da actividade diabólica não deixa de constituir um mistério (cf. Catecismo, 391-395).

(in News Letter, O.D., temas doutrinais)
(citação AMA)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: