Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tema para reflexão

TEMA: MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Dolorosos
2º Mistério: A flagelação de Jesus



Os evangelistas contentam-se em mencionar este episódio, um dos mais cruéis, porque todos os seus contemporâneos sabiam o que significava o suplício infamante dos açoites. (...) Quando a vítima estava destinada à pena capital, a lei abandonava-a a todos os caprichos e a todas as violências.

(PEREZ DE URBEL, Vida de Cristo, Éfeso, 1978 pg 344)
(citação AMA)


DOUTRINA: A elevação sobrenatural e o pecado original

A elevação sobrenatural 1 – c

Isto ensina-nos que, embora não convenha conceber o desígnio divino em compartimentos estanques (como se Deus criasse primeiro um homem “completo” e depois “a seguir” o elevasse), hão-de distinguir-se, dentro do único projecto divino, diversas ordens . Baseada no facto de que o homem com o pecado perdeu alguns dons, mas conservou outros, a tradição cristã distinguiu a ordem sobrenatural (a chamada à amizade divina, cujos dons se perdem com o pecado) da ordem natural (o que Deus concedeu ao homem ao criá-lo e que permanece também, apesar do seu pecado). Não são duas ordens justapostas ou independentes, pois de facto o natural está, desde o princípio, enxertado e orientado para o sobrenatural; e o sobrenatural aperfeiçoa o natural sem o anular. Ao mesmo tempo distinguem-se, pois a história da salvação mostra que a gratuidade do dom divino da graça e da redenção é distinta da gratuidade do dom divino da criação, sendo aquela uma manifestação imensamente superior da misericórdia e do amor de Deus .

(in News Letter, O.D., temas doutrinais)
(citação AMA)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: