Universidade Católica organizou debate sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais
A presença nas redes sociais da Internet possibilita à Igreja veicular a sua mensagem para além das missas e outros ritos litúrgicos, que até há pouco tempo eram o espaço privilegiado para esse anúncio.
O responsável pela licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa, Carlos Capucho, fala de uma “diversificação de mesas da palavra” que facilita o acesso à informação.
Por outro lado, o investimento na Internet oferece aos utilizadores “uma cultura gráfica visualmente aliciante” e possibilita um tipo de interactividade que não é possível nas celebrações, nomeadamente através da manifestação de opiniões, colocação de dúvidas, introdução de conteúdos multimédia e agilidade na difusão.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o docente defende que o investimento da Igreja nas redes sociais permite-lhe estar presente “numa multiplicação de espaços, apelos e formas lúdicas que, por serem muito envolventes, são importantes do ponto de vista pedagógico em relação à difusão da palavra”.
O professor universitário moderou esta Segunda-feira uma mesa-redonda sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, assinalado a 16 de Maio, e que este ano foi dedicado ao tema "O Sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra".
A iniciativa, que ocorreu em Lisboa, contou com a presença de Francisco Martins, um dos responsáveis pelo site “passo-a-rezar.net”, Paulo Rocha, director da Agência Ecclesia, e Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia.
Para Carlos Capucho, a intervenção mais surpreendente pertenceu ao jesuíta Francisco Martins, que depois de explicar o funcionamento do site dedicado à promoção da oração pessoal, frisou que a evangelização ultrapassou os espaços físicos e abriu-se às “novas fronteiras”.
“Lançar mão de todos os meios não é um jogo de oportunismo”, mas uma “lucidez” baseada na “experiência de encarnação”, ou seja, no facto de Cristo ter assumido gestos e linguagem humanas para transmitir a sua mensagem, sublinha o responsável.
Juan Ambrosio “situou brevemente os fundamentos teológicos da presença da Igreja nos meios de comunicação”, enquanto que Paulo Rocha explicou a importância da Agência Ecclesia na Igreja portuguesa e também como produtora de informação para os órgãos de comunicação social do país e do estrangeiro.
A iniciativa, organizada pelas Faculdades de Ciências Humanas e de Teologia da Universidade Católica, contou com cerca de quatro dezenas de ouvintes, maioritariamente estudantes.
(Fonte: site Agência Ecclesia)
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