Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fátima à espera do Papa!

Alfaias litúrgicas e outros objectos de valor artístico em uso na Peregrinação de Bento XVI

Nota informativa do Departamento de Arte e Património do Santuário de Fátima

Cruz sobre o altar da Capelinha das Aparições

Cruz de bronze oferecida por São Pio de Pietrelcina a Nossa Senhora de Fátima. Popularmente conhecido como Santo Padre Pio, o franciscano italiano canonizado em 2002 e conhecido pelos seus estigmas, era especialmente devoto de Nossa Senhora de Fátima que o miraculou de doença grave durante a viagem da Virgem Peregrina a Itália.

Cálice da celebração do dia 13 de Maio

Cálice de ouro, esmalte, pedras preciosas e pérolas oferecido ao Santuário de Fátima, em 1967, pelos doentes de Portugal no contexto da celebração do cinquentenário das Aparições de Fátima. Foi feito na oficina portuense de José Rosas com o material proveniente de mais de 7000 objectos oferecidos para o efeito.
Serviu também ao Papa João Paulo II na sua primeira peregrinação ao Santuário de Fátima, na Missa do dia 13 de Maio de 1982.

Cálices dos bispos concelebrantes

Conjunto de quatro cálices pertencentes ao espólio do Museu do Santuário de Fátima. Feitos de prata dourada, relevada e repuxada, exibem a emoldurar a copa os símbolos da Paixão, numa solução iconográfica muito ao gosto do século XVIII e XIX, datas de produção destes cálices.

Píxide da celebração do dia 13 de Maio

Peça criada para esta celebração pelo Santuário de Cristo Rei, de Almada, que, para sublinhar a sua estreita ligação entre os dois santuários, trouxe ao altar da Cova da Iria uma píxide para a liturgia eucarística.

Custódia utilizada na celebração da Hora de Vésperas

Custódia oferecida ao Santuário de Fátima pelo grupo Adoración Nocturna, movimento espanhol se faz peregrino de Fátima todos os anos (é a maior peregrinação estrangeira vinda de um só país). A custódia foi oferecida durante a 14.ª peregrinação deste movimento a Fátima, em Abril de 2000.

A custódia resulta de uma remodelação de uma peça mais antiga, provavelmente do século XVIII. É de prata dourada, ouro, esmaltes polícromos e pedras preciosas.
Foi utilizada também para a bênção dos doentes na última peregrinação do papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000.

Boletim Informativo do Santuário de Fátima 75/2009, de 12 de Maio de 2010

Sem comentários: