A mensagem dirigida ao presidente da Conferência Episcopal expressa «vivo apreço e gratidão» pelo «zelo e empenho» na realização da visita e reconhece acção de colaboradores e benfeitores
Bento XVI agradeceu ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, “os momentos felizes” vividos durante a sua visita a Portugal, entre 11 e 14 de Maio.
“Queira Deus, na sua grande generosidade recompensar o Senhor Arcebispo com todos os colaboradores e benfeitores que se lhes associaram para permitir a digna realização dos sucessivos encontros”, escreveu o Papa em mensagem com data de 19 de Maio.
Depois de realçar o "caloroso acolhimento" e "grande testemunho de fé" com que foi recebido, Bento XVI pede a D. Jorge Ortiga que seja “intérprete” do “vivo apreço e gratidão” aos bispos de Portugal “pelo zelo e empenho postos na preparação e realização” da visita.
O reconhecimento é particularmente dirigido a D. Carlos Azevedo, na qualidade de coordenador da estadia e responsável pela Pastoral Social, e aos presidentes das Comissões Episcopais da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente, e das Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos, sectores que organizaram encontros restritos com Bento XVI.
O Papa afirma ter sentido “uma grande alegria” ao saudar “um a um” os pastores das dioceses portuguesas, sentimento que se repetiu ao “abraçar com os olhos a imensa e vibrante multidão de fiéis” na missa celebrada a 13 de Maio, em Fátima.
Depois de pedir a “Nossa Senhora” para guiar e proteger “os passos de todo o povo português por sendas de fé viva, esperança segura e caridade solidária”, Bento XVI diz confiar a Deus as dioceses “comprometidas num renovado anúncio do Evangelho”.
Mensagem de Bento XVI ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
Ao Venerado Irmão
D. JORGE FERREIRA DA COSTA ORTIGA
Arcebispo de Braga e Presidente da
Conferência Episcopal Portuguesa
Regressado a Roma, voltam-me à mente os momentos felizes vividos durante a minha Visita a Portugal, que me brindou com um caloroso acolhimento e um grande testemunho de fé. Queira Deus, na sua grande generosidade, recompensar o Senhor Arcebispo com todos os colaboradores e benfeitores que se lhes associaram para permitir a digna realização dos sucessivos encontros com as diversas componentes do povo de Deus.
Peço-lhe para, na sua qualidade de Presidente, fazer-se intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos membros dessa Conferência Episcopal pelo zelo e empenho postos na preparação e realização desta minha Visita Apostólica, nomeadamente a D. Carlos Alberto de Pinho Moreira Azevedo, coordenador geral da mesma e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, a D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, e a D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.
Pude no Santuário de Fátima sentir ao meu redor as várias dioceses de Portugal guiadas pelos respectivos Pastores: foi para mim uma grande alegria saudá-los um a um na Casa de Nossa Senhora do Carmo, como o foi abraçar com os olhos a imensa e vibrante multidão de fiéis na celebração eucarística do dia 13 de Maio sob o olhar de Nossa Senhora de Fátima. Que Ela vele, guie e proteja os passos de todo o povo português por sendas de fé viva, esperança segura e caridade solidária!
Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus as comunidades diocesanas de Portugal comprometidas num renovado anúncio do Evangelho, enquanto de coração concedo uma especial Bênção Apostólica.
Vaticano, 19 de Maio de 2010.
Benedictus PP XVI.
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário