Youtube, Facebook, Twitter, aNobii: estes são algumas das diversas faces de uma Rede em rápida evolução, que modelam sempre mais o nosso modo de nos informar e de comunicar. Para identificar os desafios representados pelas novas medias e para reflectir sobre a própria presença no mundo digital, a Igreja na Itália organizou um Congresso intitulado “Testemunhas digitais. Faces e linguagens na era mediática”, que se realiza em Roma de 22 a 24 de Abril.
Participam mais de 1.200 pessoas, entre agentes da comunicação e da cultura, responsáveis e redactores de revistas católicas, directores de departamentos para as comunicações sociais, provenientes das 227 dioceses italianas.
“No fundo, trata-se disso, de responder à exigência constitutiva da Igreja no exercício da sua missão: habitar este novo espaço, habitar este ambiente mediático para levar avante a própria missão, a missão de evangelização, contribuindo para criar uma mentalidade, neste mundo mediático, plasmada pelo Evangelho, à luz do Evangelho”.
Um apelo ao qual a Igreja parece ter respondido, como demonstra uma pesquisa apresentada em 15 de Abril pela Conferência Episcopal Italiana, em vista do Congresso “Testemunhas digitais”, segundo a qual a metade dos padres italianos usa a Internet para preparar as homilias, enquanto 30% está inscrito numa rede social, como Facebook.
(Fonte: H2O News)
Sem comentários:
Enviar um comentário