Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Temas para reflexão

Meditação:

Como eu desejaria, Senhor, agradecer-Te a graça desta Comunhão, de um forma tão completa e decisiva que ficasse para todo o sempre gravado na minha alma este momento.
Não posso... sou tão pouca coisa... Mas ponho, aqui, nas minhas mãos abertas, o meu coração todo inteiro: É Teu, Senhor, é para Ti, todo absolutamente. De nada me serve a menos que esteja cheio de Ti, repleto de amor por Ti, meu Senhor e meu Deus.
Como eu desejaria, Senhor, ficar aqui para sempre, com esta doce sensação da Tua presença na minha alma. A tranquila posse que tomas de todo o meu ser e que eleva e dá uma dimensão única e irrepetível.
Como eu desejaria, Senhor, ter as palavras gravadas a fogo na minha fronte, para que as visses como um desejo declarado de entrega submissa e pronta à Tua Santíssima Vontade. Sim, nada mais querer que fazer a Tua Vontade Santa em todas as coisas.
Como eu desejaria, Senhor, ter o dom de reconhecimento e agradecimento pela torrente de graças que sobre mim derramas com tão generosa abundância.
Não é meu merecimento, nem sequer direito receber-vos assim, inteiro e disponível, tão humilde e discreto! Não! É a Tua bondade infinita que me traz, diariamente, este alimento sem o qual não sobreviveria um segundo.
Fica, Senhor, comigo, o resto deste dia e não me deixes cair em tentação. Amém.
(AMA, acções de graças da Comunhão, 1999)

Tema: Eucaristia a maior felicidade

Jesus Cristo durante a Sua vida mortal, não passou jamais por qualquer lugar sem derramar as Suas bênçãos em abundância, do que deduziremos quão grandes e preciosos devem ser os dons de que participam os que têm a dita de O receber na Sagrada Comunhão; ou melhor dito, que toda a nossa felicidade neste mundo consiste em receber Jesus Cristo na Sagrada Comunhão.
(S. JOÃO MARIA VIANEY, Sermão sobre a Comunhão)

Doutrina: Evangelium Vitae, 43 c

"Isto mesmo ensina, com linguagem clara e eloquente, o texto sagrado ao mencionar o grito jubiloso da primeira mulher, a «mãe de todos os viventes»; consciente da intervenção de Deus, Eva exclama: «Gerei um homem com o auxílio do Senhor». Assim, na geração, através da comunicação da vida dos pais ao filho transmite-se, graças à criação da alma imortal, a imagem e semelhança do próprio Deus. Neste sentido, se exprime o início do «livro da genealogia de Adão»: «Quando Deus criou o homem, fê-lo à semelhança de Deus. Criou-os varão e mulher, e abençoou-os. Deu-lhes o nome de Homem no dia em que os criou. Com cento e trinta anos, Adão gerou um filho à sua imagem e semelhança, e pôs-lhe o nome de Set». Precisamente neste papel de colaboradores de Deus, que transmite a sua imagem à nova criatura, está a grandeza dos cônjuges, dispostos «a colaborar com o amor do Criador e Salvador, que por meio deles aumenta cada dia mais e enriquece a sua família». À luz disto, o bispo Anfilóquio exaltava o «matrimónio santo, eleito e elevado acima de todos os dons terrenos», porque «gerador da humanidade, artífice de imagens de Deus.
(JOÃO PAULO II, Evangelium Vitae, 43 c)

Festa: Stº Anselmo, Doutor da Igreja

Nota Histórica

Nasceu em Aosta (Piemonte) no ano 1033. Entrou na Ordem de S. Bento no mosteiro de Le Bec (França), ensinou Teologia aos seus irmãos de hábito, ao mesmo tempo que ia progredindo com ardor no caminho da perfeição. Transferido para a Inglaterra, foi eleito bispo de Cantuária e combateu valorosamente pela liberdade da Igreja, o que lhe causou por duas vezes o exílio. Escreveu muitas obras de grande valor teológico e místico. Morreu no ano 1109.
(SNL)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários: