Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os padres indiquem aos homens o caminho que conduz a Deus: foi o pedido de Bento XVI durante a audiência geral


Texto do primeiro vídeo

«Quando o sacerdote ensina não propõe o seu pensamento mas indica ao homem a realidade e a presença de Deus que vive no mundo. Foi o que reafirmou Bento XVI na catequese realizada durante a audiência geral desta quarta-feira na Praça São Pedro diante de mais de 20 mil pessoas.

O Papa examinou as características do ministério sacerdotal, que são as de ensinar, santificar e governar. O sacerdote tem a tarefa de anunciar a Revelação de Deus ao mundo que a Tradição entregou e que o Magistério autêntico interpreta há dois mil anos.

O padre além do mais deve saber viver as verdades da fé através de um intenso caminho espiritual e deve também viver em harmonia com a Igreja e muitas vezes opondo-se à cultura dominante. Por isso, reafirmou o Papa, neste Ano Sacerdotal deve ser de especial exemplo e estímulo a vida do Santo Cura d’Ars, cuja experiência e testemunho são válidos hoje. E o Povo cristão deve reconhecer que em cada sacerdote fala a voz do Bom Pastor do Evangelho.»

_____________________________________________________________

Depois de ter passado 10 dias em Castelgandolfo o Papa Bento XVI regressou ao Vaticano no fim da tarde desta terça feira e hoje foi saudado na Praça de São Pedro pelas mais de 35 mil pessoas ali congregadas para a audiência geral.

Seguindo o exemplo de Jesus que dizia, “a minha doutrina não é minha, o padre não interpreta uma filosofia, não fala de si mesmo para criar seus admiradores ou um próprio partido; ensina em nome de Cristo presente, propõe a verdade que é o próprio Cristo. Recordou Bento X VI durante a audiência geral. Não proponho as minhas ideias, não digo quanto gosto disto ou daquilo, mas sou boca e voz de Cristo e proponho esta única doutrina, explicou, falando como deveria ser qualquer sacerdote que não anuncia as próprias ideias mas uma doutrina que não é sua porque é de Cristo. Porém tão pouco deveria ser um porta-voz que lê um texto, de facto deve ser ele o primeiro a viver aquilo que anuncia, isto é a genuína doutrina eclesial, expressa no Catecismo da Igreja Católica.

Estas as palavras de Bento XVI falando em português:

Queridos irmãos e irmãs,

No decorrer deste Ano Sacerdotal, gostaria ainda de dedicar algumas reflexões sobre o tema do Ministério Ordenado. O sacerdote, configurado com Cristo cabeça, não o representa como se ele estivesse ausente, mas, ao contrário, actua na mesma Pessoa de Cristo. Assim sendo, as três funções fundamentais do sacerdote – ensinar, santificar e governar -, são na realidade acções do próprio Cristo Ressuscitado. O munus docendi, ou seja, a função de ensinar, deve ser exercido pelo sacerdote não como uma apresentação das suas ideias pessoais, mas como um anúncio daquilo que Deus revelou de si. Estas verdades devem ser, em primeiro lugar, acolhidas e vividas pelo próprio sacerdote. Com efeito, o sacramento da Ordem leva o sacerdote a estar imerso na Verdade, uma Verdade que é muito mais do que um conceito; uma Verdade que é uma pessoa: Jesus Cristo.

Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afecto e alegria, de modo especial a quantos vieram de do Brasil e de Portugal com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades. Muito obrigado!

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: