Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 27 de abril de 2010

D. Manuel Clemente, recebe o Prémio Pessoa 2009

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, recebe nesta terça-feira o Prémio Pessoa 2009, numa cerimónia que conta com a presença do presidente da República, Cavaco Silva.

A entrega terá lugar esta tarde na Culturgest de Lisboa.

Ao receber a notícia da atribuição do galardão, em Dezembro do ano passado, D. Manuel Clemente considerou que ele “é um encargo e uma responsabilização” para alguém que, como “homem da Igreja”, tenta também ser “um homem da Cultura e da Sociedade”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Bispo do Porto referira que o Prémio representa um “sinal público” de que a Igreja está atenta a todas as realidades da sociedade.
Para este responsável, a missão da Igreja passa por “dar um sinal público de que estamos atentos a tudo”, como “um sinal activo de atenção e de esperança”.

O Prémio Pessoa, pretende “reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

Aquando do anúncio do vencedor, Cavaco Silva reagiu com satisfação considerando a escolha de D. Manuel Clemente como “de toda a justiça”.

Nessa altura, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realçou que a Igreja em Portugal deve “sentir-se orgulhosa”.

O Arcebispo de Braga sublinhou que o galardão é “o reconhecimento público do mérito, do seu trabalho, competência e honestidade intelectual”.

O padre e poeta Tolentino Mendonça considera, por seu lado, que o galardão distingue “uma das grandes testemunhas do nosso tempo”.

“D. Manuel Clemente é um dos pensadores mais originais e vivos deste tempo português e alguém que faz do pensamento um exercício de responsabilidade ética”, afirmou o director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Na Conferência Episcopal Portuguesa tem sido promotor da Pastoral da Cultura desde 11 de Abril de 2002. Actualmente é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

É autor de obras como “A Igreja no Tempo, História Breve da Igreja Católica” e de vários trabalhos sobre o catolicismo em Portugal a partir do Liberalismo.
D. Manuel Clemente é conhecido e respeitado no meio cultural pelo diálogo com os diferentes sectores do pensamento intelectual e social.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: